O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar nesta semana o pagamento de ajuda financeira de R$ 5 mil por família desabrigada no Rio Grande do Sul (RS).
Ainda não foi definido o número de pessoas que podem ser beneficiadas pelo auxílio. A expectativa, de acordo com fontes da Presidência e da equipe econômica, entretanto, é de que aproximadamente 100 mil famílias possam receber o dinheiro, pago em uma parcela única.
A medida permitirá, de acordo com integrantes do governo, que as famílias possam comprar materiais de construção, eletrodomésticos e móveis. O anúncio deve acontecer já nos próximos dias.
Governo quer agilidade
Em entrevista à rede CNN nesta segunda-feira (13), o ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento Social, disse que haverá uma “folha extra” de pessoas do Rio Grande do Sul entrando no Bolsa Família, com pagamentos ainda em maio.
“Preencheu o requisito? A gente não vai esperar a data de junho”, afirmou Wellington Dias. A ordem, segundo o titular da pasta, é “agilizar” a burocracia.
Em maio, 620 mil famílias recebem o benefício médio de R$ 672,74 no estado do Rio Grande do Sul.
A agenda do presidente Lula para esta terça-feira (14) prevê uma cerimônia em que novas medidas de socorro aos gaúchos serão anunciadas. Porém, fontes palacianas do governo não descartam que o anúncio fique para a visita que o presidente fará ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (15).
Reunimos todos os ministros e as ministras do Governo Federal para falar das ações realizadas até agora para ajudar o Rio Grande do Sul neste momento de emergência climática. Teremos mais anúncios nos próximos dias para a reconstrução do estado, ao lado do governo estadual e dos… pic.twitter.com/38mrZtP7Ig
— Lula (@LulaOficial) May 13, 2024