SOB SUSPEITA

Governo exonera diretor do MEC investigado no esquema de kits de robótica

Segundo a PF, os crimes teriam ocorrido entre 2019 e 2022 durante a realização de processos licitatórios para 43 municípios de Alagoas

Governo exonera diretor do MEC investigado pela PF no esquema de kits de robótica
Alexsander Moreira é alvo de investigação de desvio de dinheiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Crédito Foto: Reprodução)

Alexsander Moreira, suspeito no esquema de fraudes e lavagem de dinheiro na venda de kits de robótica para escolas em Alagoas, foi exonerado pelo governo. Moreira ocupava o cargo de Diretor de Apoio à Gestão Educacional, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.

Publicidade

A exoneração foi publicada na edição desta segunda-feira (5), do DOU (Diário Oficial da União), mas a decisão é retroativa desde 1º de junho. A portaria é assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

De acordo com as investigações, o superfaturamento da compra de kits de robótica gerou prejuízo ao erário de R$ 8,1 milhões e sobrepreço, em recursos desviados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ligado ao MEC.

O ministério já tinha afirmado na semana passada que afastaria Alexsander do cargo. Ele é apontado como aliado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e era responsável por avaliar o cumprimento de metas do Plano Nacional de Educação pelos municípios.

Segundo a Polícia Federal, os crimes teriam ocorrido entre 2019 e 2022, durante a realização de processos licitatórios, adesões a Atas de Registro de Preços e celebrações contratuais relacionadas ao fornecimento de equipamentos de robótica para 43 municípios alagoanos, cujos recursos aplicados ou previstos seriam de natureza federal, oriundos do FNDE.

Publicidade

Além de Alexsander, Luciano Ferreira Cavalcante, que foi assessor do gabinete de Lira, estava também entre os alvos da operação. Hoje, ele está lotado na liderança do PP, partido do presidente da Câmara.

Segundo as investigações, Moreira teve R$ 737 mil em movimentações financeiras consideradas suspeitas. Parte dessas movimentações são depósitos em dinheiro vivo em suas contas, realizados entre outubro de 2021 e novembro de 2022.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.