AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO

Governo Lula tem 37% de aprovação e 28% de reprovação, afirma Ipec

O índice de ‘ótimo e bom’ obtido pelo presidente revela uma sutil queda com relação ao levantamento anterior divulgado em abril

O Ipec entrevistou 2 mil brasileiros entre 1º e 5 de junho em 127 cidades diferentes... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2023/06/09/ipec-avaliacao-de-lula-e-de-37-e-oscila-para-baixo-reprovacao-e-de-28.htm?cmpid=copiaecola
O governo do presidente Lula, que assumiu em janeiro passado, é bem avaliado por 37% dos brasileiros (Crédito Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República)

O governo do presidente Lula tem aprovação 37% dos brasileiros que consideram sua gestão boa ou ótima; o índice é de 32% entre aqueles que julgam seu desempenho como regular. Já aqueles que consideram sua administração ruim ou péssima somam 28%.

Publicidade

Os dados, divulgados nesta sexta-feira (9), são da mais recente pesquisa da empresa Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec). Aqueles que não sabem ou não responderam são os 3% restantes.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. O Ipec entrevistou 2 mil brasileiros entre 1º e 5 de junho em 127 cidades diferentes de todas as unidades da federação.

Luiz Inácio Lula da Silva assumiu seu terceiro mandato em janeiro deste ano, depois de derrotar o ex-presidente Jair Bolsonaro no segundo turno nas eleições de 2022. Os dois primeiros mandatos de Lula foram em 2002 e 2006.

Houve algumas mudanças sutis nos índices, mas suficientes para demonstrar um trajetória levemente descendente. Na primeira pesquisa, divulgada em 19 de março, a avaliação positiva de Lula era de 41%, enquanto a reprovação somava 24%; 30% avaliavam como regular na época.

Publicidade
A tendência de queda na aprovação de Lula veio com o levantamento realizado em 11 de abril. A avaliação positiva de Lula oscilou dois pontos percentuais para baixo, passando de 39% para 37% (nesta sexta-feira). Já a reprovação oscilou dois pontos para cima, de 26% para 28%.
Lula tem, entretanto, aprovação superior à de seu antecessor, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), levando em conta os cinco primeiros meses de governo. Em 1º de junho de 2019, o Ibope — instituto que se tornou Ipec anos depois — apontou a aprovação do governo Bolsonaro atingindo 32%.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.