Segundo Turno

Pesquisa Ipec: Lula tem 55% dos votos válidos e Bolsonaro, 45%

Segundo o levantamento, 94% dos eleitores entrevistados afirmam que estão convictos de seus votos.

confira-a-agenda-dos-candidatos-a-presidencia-para-esta-sexta-14-10
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) (Crédito: Ricardo Moreira/Getty Images e Buda Mendes/Getty Images)

A segunda pesquisa Ipec do segundo turno foi divulgada nesta segunda-feira (10) e mostra o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 51% nas intenções de voto totais em um cenário estimulado, enquanto o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) aparece com 42%. A margem de erro da pesquisa encomendada pela TV Globo é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Publicidade

Entre os votos válidos, quando se exclui os votos brancos, nulos e de indecisos, o levantamento apontou que Lula e Bolsonaro mantiveram estabilidade, com 55% e 45%, respectivamente. Já na pesquisa espontânea, naquela em que o entrevistador não apresenta nenhum nome para o eleitor, Lula aparece com 49%, e Bolsonaro, com 42%.

Os eleitores que afirmam que votarão em branco ou nulo somam 5%, os que não souberam ou não opinaram são 2%.

A pesquisa Ipec também mediu os níveis de rejeição do eleitorado aos candidatos: 48% dos eleitores dizem não votariam em Jair Bolsonaro e 42% rejeitam Lula. Uma variação de 2% para baixo para Bolsonaro e 2% para cima para Lula em comparação com a última pesquisa. Ainda segundo o levantamento, 94% dos eleitores entrevistados afirmam que não mudarão seu voto, ao passo que 6% dizem que podem mudar de opinião.

Entre o último sábado (8) e esta segunda (10), a pesquisa Ipec entrevistou 2.000 pessoas face a face com um índice de confiança de 95%.

Publicidade

No primeiro turno das eleições 2022, Lula recebeu 57,2 milhões de votos, o que representa uma porcentagem de 48,4% dos votos válidos. Jair Bolsonaro ganhou 51,07 milhões de votos, ou 43,2% dos votos válidos. O segundo turno está marcado para o dia 30 de outubro.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.