Segundo Turno

Pesquisa Ipec aponta Lula com 51% e Bolsonaro com 43%

A pesquisa também mediu os níveis de rejeição do eleitorado aos candidatos.

Pesquisa Ipec aponta Lula com 51% e Bolsonaro com 43%
Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) (Crédito: Buda Mendes e Alexandre Schneider/Getty Images)

A primeira pesquisa Ipec do segundo turno foi divulgada nesta quarta-feira (5) e mostra o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 51% das intenções de voto, enquanto o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) aparece com 43%. A margem de erro da pesquisa encomendada pela Globo é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Publicidade

Entre os votos válidos, quando se exclui os votos brancos, nulos e de indecisos, o levantamento apontou que Lula tem 55% e Bolsonaro conseguiu 45%. Já na pesquisa espontânea, naquela em que o entrevistador não apresenta nenhum nome para o eleitor, Lula aparece com 50%, e Bolsonaro, com 40%.

Os eleitores que afirmam que votarão em branco ou nulo somam 4%, os que não souberam ou não opinaram são 2%.

A pesquisa também mediu os níveis de rejeição do eleitorado aos candidatos: 50% dos eleitores dizem não votariam em Jair Bolsonaro e 40% rejeitam Lula. Ainda segundo o levantamento, 92% dos eleitores entrevistados afirmam que não mudarão seu voto, ao passo que 8% dizem que podem mudar de opinião.

Entre segunda (3) e quarta-feira (5), a pesquisa Ipec ouviu 2.000 pessoas de 129 municípios do país e tem um índice de confiança de 95%.

Publicidade

No primeiro turno das eleições 2022, Lula recebeu 57,2 milhões de votos, o que representa uma porcentagem de 48,4% dos votos válidos. Jair Bolsonaro ganhou 51,07 milhões de votos, ou 43,2% dos votos válidos. O segundo turno está marcado para o dia 30 de outubro.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.