ADVOGADO DE LULA

Indicação de Cristiano Zanin ao Supremo gera críticas; veja a repercussão

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) disse que entrou com ação popular contra a indicação de Zanin pelo presidente

indicacao-zanin
(Crédito: Reprodução/ Agência Câmara)

A indicação do advogado de Luiz Inácio Lula da Silva, Cristiano Zanin, ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, tem gerado críticas, principalmente da oposição. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) disse que entrou com ação popular contra a indicação de Zanin pelo presidente.

Publicidade

A Transparência Internacional-Brasil publicou posicionamento contrário à indicação de  Zanin para o cargo de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a entidade, que atua no combate à corrupção, Lula repete o ex-presidente Jair Bolsonaro e tenta transformar a Corte em um “anexo do governo de ocasião”.

Publicidade

“É fundamental que a sociedade brasileira promova amplo debate sobre a composição de seu tribunal constitucional, para que nossos representantes eleitos no Senado cumpram seu papel na defesa do interesse público e da democracia. Transformar o tribunal constitucional em anexo do governo de ocasião foi um projeto central do bolsonarismo, do qual Lula parece querer repetir a receita. O Brasil está diante das escolhas que reverterão ou avançarão essa trajetória de enfraquecimento e captura das instituições”, disse a entidade.

Zanin, que atuou na defesa da Lula na operação Lava Jato, foi escolhido para a vaga do ministro  Ricardo Lewandowski após sua aposentadoria.

Nas redes, a reação de parlamentares da oposição após a indicação de Zanin foi imediata:

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.