DEPUTADO FEDERAL

Kim Kataguiri, sobre oposição: “Bolsonaro devia sumir”

Para o deputado, o ex-presidente não tem “nenhuma condição” de fazer críticas ao governo Lula.

Kim Kataguiri, sobre oposição: "Bolsonaro devia sumir"
“Independentemente do que acontecer, vou ser um deputado de oposição”, afirmou Kim Kataguiri (Crédito: Claudio Andrade/Câmara dos Deputados)
O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não tem “nenhuma condição” de liderar a oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e deveria “sumir”. Segundo ele, o ex-chefe do Executivo vai ficar inelegível e tem chances de ser preso.

“Há todos os elementos para ele [Bolsonaro] se tornar inelegível e agora cada vez mais elementos para ele ser preso. Como é que ele vai liderar a oposição? Eu não vejo nenhuma condição nele” disse o deputado, durante uma entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, publicada na noite deste sábado (1º). “Aí você me pergunta: qual o papel dele na oposição? Para mim, sumir”, completou Kataguiri.

Publicidade

Ela também falou que Bolsonaro é “corrupto”“vagabundo” e “quadrilheiro”“Quando ele era presidente da República, nas eleições municipais, ele não fez base. Ele estava com a caneta na mão, era governo federal e ele não fez base. Imagina na oposição o que ele vai fazer na eleição municipal? Não vai ter capacidade de articular nada”, declarou.

Câmara dos Deputados

Além disso, o deputado disse que vê comportamentos diferentes do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), nas gestões atual e passada: “Lira do governo Bolsonaro definitivamente não é o Lira do governo Lula”.

“Como Bolsonaro escolheu se omitir da articulação política e escolheu criar o orçamento secreto [as emendas de relator] para que o presidente da Câmara formasse base para o governo para aprovar suas matérias”, afirmou.

“Com o fim do orçamento secreto, o compromisso do Lira é o de pautar as matérias ou não pautar as matérias de acordo com os interesses do governo. Mas não de construir base, acrescentou. 

Publicidade
“Lula se dispõe a fazer a articulação política, apesar de estar fazendo muito mal.” Segundo o deputado, o governo “não tem base até agora” e a “distribuição de ministérios não funcionou” para que essa base fosse construída.

Ele afirmou que o União Brasil “não topou” fazer parte do governo. Também declarou que a decisão de assumir ministérios não coube ao partido, e, sim, aos ministros Juscelino Filho (Comunicações), Daniela Carneiro (Turismo) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional). Góes é do PDT, porém foi indicado pelo União Brasil.

“Independentemente do que acontecer, vou ser um deputado de oposição”, afirmou. Acerca da votação de uma nova regra fiscal, ele falou ser a favor caso seja “uma âncora responsável” em que haja “de fato uma limitação do endividamento público, uma limitação do gasto público”. Nesta semana, o governo apresentou o projeto para o chamado “arcabouço fiscal”, que deve substituir o antigo teto de gastos.

“Independentemente de ser oposição, por princípio, sou a favor de haver uma âncora fiscal que limita gastos. Então vou votar a favor”, declarou Kataguiri. O deputado disse achar “muito difícil” que a reforma tributária seja aprovada no  semestre por ser “complexa demais”.

Publicidade

“Enquanto o governo não tiver base, não vai votar a reforma tributária só pela boa vontade da Câmara em analisar”, declarou.  Ele acrescentou dizendo que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem participado “muito pouco” dos debates na Casa sobre o tema.

“Ao mesmo tempo, ele está sendo alvo de fogo amigo. No arcabouço, acho que está faltando diálogo com a Câmara sobre qual vai ser. E outras medidas, como o Carf [medida enviada pelo governo que estabelece o fim da regra de que julgamentos que terminam empatados são considerados favoráveis aos contribuintes], por exemplo, acho que vai ser uma grande derrota para o governo.”

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.