POLÊMICA

Justiça quer explicações sobre participação de Janja na TV Brasil

A ação foi movida pelo vereador Rubinho Nunes (União Brasil-SP) e define um prazo de 72 horas para o pronunciamento da EBC e da União.

Justiça quer explicações sobre participação de Janja na TV Brasil
A transmissão do programa “Papo de Respeito” foi feita no canal do YouTube da TV Brasil (Crédito: Lula Marques/Agência Brasil)
A Justiça de São Paulo pediu explicações por parte da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e da União sobre a transmissão do programa “Papo de Respeito”, no canal do YouTube da TV Brasil, no qual a primeira-dama Janja da Silva foi uma das apresentadoras.
A ação foi determinada nesta segunda-feira (13) e com um prazo de 72 horas para o pronunciamento das citadas, segundo a CNN. Ela foi movida pelo vereador Rubinho Nunes (União Brasil-SP), ex-integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), e pede a retirada da live do ar.

Rubinho afirmou que “a primeira-dama durante toda a apresentação do programa evidencia e enaltece os feitos do marido presidente da República, tratando a programação da empresa pública como u boletim informativo das supostas bondades realizadas pelo atual mandatário do Poder Executivo Federal”. 

Publicidade

O vereador também citou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Janja “usam a EBC como folhetim de feitos do governo, desvirtuando completamente as competências da empresa e ferindo mortalmente os limites da lei 11.652/2008”.

A lei citada por Rubinho foi sancionada em 2008, por Lula, durante a criação da EBC. Nela, as competências da empresa são:

  • Implantar e operar as emissoras e explorar os serviços de radiodifusão pública sonora e de sons e imagens do Governo Federal;
  • Implantar e operar as suas próprias redes de Repetição e Retransmissão de Radiodifusão, explorando os respectivos serviços;
  • Estabelecer cooperação e colaboração com entidades públicas ou privadas que explorem serviços de comunicação ou radiodifusão pública, mediante convênios ou outros ajustes, com vistas na formação da Rede Nacional de Comunicação Pública;
  • Produzir e difundir programação informativa, educativa, artística, cultural, científica, de cidadania e de recreação;
  • Promover e estimular a formação e o treinamento de pessoal especializado, necessário às atividades de radiodifusão, comunicação e serviços conexos;
  • Prestar serviços no campo de radiodifusão, comunicação e serviços conexos, inclusive para transmissão de atos e matérias do Governo Federal;
  • Distribuir a publicidade legal dos órgãos e entidades da administração federal, à exceção daquela veiculada pelos órgãos oficiais da União;
  • Garantir os mínimos de 10% (dez por cento) de conteúdo regional e de 5% (cinco por cento) de conteúdo independente em sua programação semanal, em programas a serem veiculados no horário compreendido entre 6 (seis) e 24 (vinte e quatro) horas.

Segundo o vereador, Lula teria ferido” os princípios da moralidade e impessoalidade ao se valer do Poder presidencial para promover a Janja em uma estatal, que já deveria ter sido privatizada”. 

Além disso, o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP), também integrante do MBL, entrou com outro processo na Justiça do Distrito Federal solicitando que a transmissão fosse excluída e que Janja seja proibida de apresentar novos programas em quaisquer produtos da TV Brasil.

Publicidade

“É imoral e inconstitucional que o presidente da República use a primeira-dama em uma rede de televisão pública para tecer elogios ao governo”, afirmou Kataguiri.

Por fim, a EBC afirmou à CNN que “até o momento, não foi oficialmente notificada da decisão. Mas, tão logo o seja, prestará os devidos esclarecimentos dentro do prazo estabelecido”.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.