DECISÃO DO STF

Luiz Carlos Hauly, do Podemos, ocupará a vaga de Dallagnol na Câmara

Hauly tem  72 anos e com a cassação de Dallagnol, retorna para o seu oitavo mandato de deputado federal. É um dos grandes entusiastas da Reforma Tributária

hauly-dallagnol
(Crédito: Cleia Viana/ Agência Câmara)

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, por 6 votos a 3, que quem ocupará a vaga do ex-deputado Deltan Dallagnol na Câmara dos Deputados é Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR), suplente da legenda.

Publicidade

Até o fim do prazo, o voto do ministro Nunes Marques não havia aparecido no sistema. O relator, ministro Dias Toffoli deu razão ao Podemos e entendeu que a vaga deve ficar com o suplente do partido. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná havia decidido que a cadeira de Deltan deveria ficar com o deputado Itamar Paim (PL-PR).

Segundo o TRE do Paraná, Hauly tinha sido preterido por não ter conseguido mínimo de 10% do quociente eleitoral do estado, estimado em 20 mil votos. Conforme o entendimento, Hauly, que obteve 11 mil votos no pleito de 2022, deve ser empossado porque não é necessário obter mínimo de votos para ficar com vaga de Dallagnol.

 

 

Publicidade
Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Deltan Dallagnol (@deltandallagnol)

Publicidade

Quem é Hauly?

Luiz Carlos Hauly tem  72 anos e com a cassação de Dallagnol, retorna para o seu oitavo mandato de deputado federal. É um dos grandes entusiastas da Reforma Tributária. É dele a autoria da proposta de reformulação do modelo tributário, a PEC 110, uma das duas PECs analisadas pelo grupo de trabalho da reforma tributária e base do texto que deverá ser votado até o próximo mês pelo plenário da Câmara.

Hauly foi deputado federal por sete mandatos entre 1991 e 2019, secretário estadual da Fazenda no Paraná em duas oportunidades, prefeito e vereador de Cambé, município localizado a 400 km de Curitiba, no norte paranaense. Ele é Ex-professor de educação física e economista.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.