CONTRIBUIÇÃO INTERNACIONAL

Lula autoriza envio de ajuda humanitária ao Chile e à Turquia

O apoio deve alcançar os R$ 13,5 milhões e a operação deve durar duas semanas. 

lula-autoriza-envio-de-ajuda-humanitaria-ao-chile-e-a-turquia
Presidente Lula (Crédito: Antonio Cruz/Agencia Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou hoje (8) o envio de ajuda humanitária do Brasil ao Chile e à Turquia. O apoio deve alcançar os R$ 13,5 milhões e a operação deve durar duas semanas. 

Publicidade

INCÊNDIOS NO CHILE

O Chile sofre com os danos causados por incêndios florestais que já deixaram dezenas de vítimas e destruiu milhares de hectares. Segundo o Palácio do Planalto, será enviada uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), operada com tripulação e equipada para o combate a queimadas, além de aeronaves-cisternas, veículos, equipamentos e materiais.

Conversei agora com o presidente Gabriel Boric sobre o envio de ajuda de equipes brasileiras e avião da FAB especializados para ajudar no combate aos incêndios florestais que estão ameaçando cidades inteiras no Chile“, escreveu Lula nas redes sociais.

Cerca de 60 brigadistas disponibilizados pelos ministérios da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) também atuarão em território chileno.

Publicidade

TERREMOTO NA TURQUIA

Já a Turquia foi atingida por um terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter que matou mais de 12 mil pessoas. O Brasil enviará uma equipe de busca e resgate urbano, composta por até 22 especialistas do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O grupo ainda contará com o suporte de integrantes do Corpo de Bombeiros Militar dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O efetivo seguirá para Ancara, capital turca, a bordo de uma aeronave cargueira KC-390, também da FAB“, disse o governo em nota.

Publicidade

Esse foi um dos terremotos mais fortes da última década na região, que fica no encontro de duas placas tectônicas. Segundo o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências, o epicentro do tremor foi a apenas 10 km da superfície. A autoridade turca responsável por administrar desastres e emergências atestou que a origem se deu perto da cidade de Kahramanmaras, próxima à fronteira com a Síria.

O fenômeno durou um minuto e meio e abalou fortemente a região central da Turquia e o noroeste da Síria. Milhares de pessoas ainda estão sendo resgatadas e outras seguem desaparecidas.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.