AO PÉ DO OUVIDO

Lula chama Dino, cotado ao STF, para reunião extraoficial

O encontro ocorre nesta segunda-feira (27); Paulo Gonet, nome ventilado para a Procuradoria-Geral da República, deverá confirmado pelo presidente

lula-chama-dino-de-comunista-do-bem
O presidente Lula e o ministro da Justiça Flávio Dino – Crédito Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para uma reunião fora da agenda oficial nesta segunda-feira (27).

Publicidade

Dino é o nome mais provável para ser indicado pelo presidente para assumir a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), já que Rosa Weber se aposentou no final de setembro.

Conforme o portal da CNN noticiou nesta última sexta-feira (24), o presidente Lula vem sinalizando a aliados que o ministro da Justiça é o nome ideal para a cadeira. Ele ainda teria o apoio dos ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.

O maranhense Dino, por outro lado, enfrenta forte resistência de uma ala de senadores. Vale reiterar que, antes de ser nomeado, o nome escolhido por Lula terá de ser sabatinado e aprovado na Comissão de Constituição e Justiça para então ser votado no plenário do Senado Federal.

No final de outubro, a Casa rejeitou uma indicação feita por Lula para o cargo de defensor público-geral federal. A rejeição, a primeira da história da Defensoria Pública da União, foi tida como um recado nada velado para o Planalto.

Publicidade

O presidente também disse a ministros do STF que o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, será indicado para comandar a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Lula reafirmou a escolha durante o encontro com os ministros da Corte Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin, na noite desta quinta-feira (23).

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.