DURANTE ENTREVISTA

Lula compara Bolsonaro a Hitler e condena invasão da Ucrânia

Segundo o presidente “nunca se negou tanto a política como se negou nestes últimos 15 anos”.

lula-compara-bolsonaro-a-hitler-e-condena-invasao-na-ucrania
Presidente Lula (Crédito: Valter Campanato/Agência Brasil)

O atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a Hitler e Mussolini durante uma entrevista concedida nesta quinta-feira (16) à CNN Brasil. O chefe de Estado também utilizou o espaço para criticar a invasão da Ucrânia, o que chamou de “erro histórico” .

Publicidade

Segundo o presidente “nunca se negou tanto a política como se negou nestes últimos 15 anos“, e que Jair Bolsonaro é o resultado disso.

Quando você nega a política o resultado é esse: Bolsonaro, Hitler, Mussolini. Quando você nega a política, o resultado é o surgimento do autoritarismo”, disse Lula. “Foi assim que o fascismo surgiu no mundo e foi assim que o Bolsonaro [chegou ao poder]”, completou.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também foi citado na conversa: “[Bolsonaro] construiu uma indústria de mentiras, a mais poderosa indústria de mentiras que eu já vi na vida. Uma cópia fiel do que foi o Trump nos Estados Unidos”.

Guerra

Além disso, Lula também falou sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que completará um ano no dia 24 de fevereiro. O presidente disse que é preciso criar um grupo de países com a disposição de discutir a paz, e que tem proposto isso em suas viagens internacionais, inclusive para o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, com quem esteve na semana passada.

Publicidade

A guerra já foi feita, de forma precipitada, foi um equívoco, um erro histórico da Rússia invadir o território da Ucrânia”, disse Lula. “Precisa ter alguém para dizer ‘gente, vamos parar e conversar’, e não tem ninguém fazendo isso“, apontou.

O chefe de Estado deixou claro que não pretende entrar no conflito, portanto, não planeja enviar munições para a Ucrânia. “Temos que ter gente com disposição de negociar, e não tem”.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.