inflação

Lula convoca ministros para tentar reduzir preço dos alimentos

Encontro contou com a presença de chefes da Fazenda, Agricultura, Casa Civil e Desenvolvimento Agrário

Nesta quinta-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma reunião com diferentes ministros para reduzir o preço das comidas nos mercados brasileiros.
Inflação subiu 0,83% em fevereiro – Crédito: Getty Images

Nesta quinta-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma reunião com diferentes ministros para reduzir o preço das comidas nos mercados brasileiros.

Publicidade

De acordo com o Índice Nacional de Preços do Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro, a inflação geral foi de 0,83% no mês. O levantamento mostrou que os produtos de alimentação e bebidas foram um dos grupos com maior aumento de custo neste período.

O Palácio do Planalto compartilhou que os ministros presentes na reunião foram: Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Carlos Fávaro (Agricultura), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), juntamente com Edgar Pretto, presidente da Companhia Nacional de Abastecimento.

O que explica o aumento do preço?

Para Paulo Teixeira, a principal causa do custo elevado é a variação climática e o seu impacto na produção de comida. Esse é o caso das enchentes do Sul e das altas temperaturas na região Centro-Oeste. “O presidente chamou a equipe de ministros para discutir essa alta de alimentos ocorrida no final do ano porque, de fato, é uma preocupação do presidente que a comida chegue barata na mesa do povo. Todas as evidências são de que já baixou [o preço], teve uma diminuição de preço ao produtor e terá uma diminuição ainda maior de preços ao produtor, o que determina que esse aumento ocorreu em função de questões climáticas”, afirmou.

Similarmente, Carlos Fávaro adicionou que o custo de produção do arroz já começou a diminuir no setor primário, mas ainda não atingiu o consumidor final. “A gente espera que, com o caminhar da colheita de arroz, que chegamos a 50%, 60% nos próximos dias, que esse preço ainda ceda um pouco mais, que é a tendência natural. Mas reforçar que é importante que os atacadistas repassem estes preços ao consumidor”. O ministro estima que os preços irão diminuir a partir de abril.

Além disso, o governo lançará o Plano Safra na metade do ano para incentivar o cultivo de arroz, feijão, mandioca, trigo e milho.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.