AGENDA PRESIDENCIAL

Lula e papa Francisco se abraçam durante encontro no Vaticano

Ainda hoje, o presidente vai se reunir com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri

Lula se encontrou com o papa Francisco no Vaticano. Durante a reunião, o presidente e o pontífice trocaram abraços.
O presidente e o papa se abraçaram durante o encontro. (Crédito: Ricardo Stuckert/PR)

Após desembarcarem em Roma, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja se encontraram hoje (21) com o papa Francisco no Vaticano. Durante a reunião, que faz parte da agenda presidencial, Lula e o pontífice trocaram abraços.

Publicidade

Durante o programa Conversa com o Presidente desta semana, exibido na segunda-feira (20), o gestor disse que o papa “está muito interessado em acabar a guerra da Ucrânia e da Rússia“. “Eu também quero conversar com ele sobre essa questão da paz“, afirmou.

Lula se encontrou com o papa Francisco no Vaticano. Durante a reunião, o presidente e o pontífice trocaram abraços.
O encontro no Vaticano fez parte da agenda presidencial. (Crédito: Ricardo Stuckert/PR)

Hoje mais cedo, o presidente se reuniu com o presidente da Itália, Sérgio Matarella, no Palácio do Quirinale, com o ex-primeiro-ministro, Massimo D’Alema, e a secretária-geral do Partido Democrático Italiano, Elly Schlein – conforme informações da CNN Brasil. A expectativa era de que o diálogo entre os líderes abordasse a vasta agenda econômica bilateral e os avanços do acordo do Mercosul com a União Europeia.

Ainda hoje, Lula participará de um um encontro com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, que lidera um partido de extrema-direita do país.

Publicidade

Para finalizar a agenda do dia, o chefe do Governo Federal fará uma visita ao prefeito da cidade, Roberto Gualtieri. Conforme informações do Palácio Itamaraty, eles se reunirão por volta de 16h (horário local) no gabinete da prefeitura, e o encontro terá caráter pessoal, já que Gualtieri foi uma das personalidades internacionais que visitou Lula entre 2018 e 2019, durante o período em que esteve preso em Curitiba, no âmbito da Operação Lava Jato.

Relembre

O Supremo Tribunal Federal (STF) anulou, em 2021, todas as condenações de Lula e julgou o então juiz responsável pelas ações, o atual senador Sérgio Moro (Podemos-PR), como magistrado suspeito, no caso que ficou conhecido como tríplex do Guarujá. Após a divulgação de uma série de mensagens, os ministros do STF consideraram que o juiz adotou uma postura parcial e fez um conluio com o Ministério Público Federal (MPF) nas investigações contra o petista.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.