Reunião em Brasília

Lula: “Famílias e redes sociais também são responsáveis por paz nas escolas”

Para o presidente, a garantia da paz nas escolas não será feita apenas com medidas de segurança pública, como detectores de metais ou presença de guarda escolar.

Lula: "Famílias e redes sociais também são responsáveis por paz nas escolas"
“A gente não vai resolver esse problema só com dinheiro, elevando muro da escola e colocando detector de metais”, afirmou Lula (Crédito: Andressa Anholete/Getty Images)

Nesta terça-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, durante uma reunião com chefes dos Três Poderes, governadores e ministros, que as plataformas digitais e as famílias devem ser chamadas a colaborar com a manutenção da paz nas escolas.

Publicidade

A reunião das autoridades tinha o objetivo de promover um debate sobre as formas de reforçar a segurança no ambiente escolar após os ataques em Blumenau (SC) e em São Paulo (SP) dos últimos dias.

“As chamadas plataformas, as chamadas grandes empresas que ganham dinheiro com a divulgação da violência, estão cada vez mais ricos. Alguns são os empregados mais ricos do planeta terra e continuam divulgando qualquer mentira. Não tem critério”, afirmou o presidente.

“Ou nós temos coragem de discutir a diferença entre liberdade de expressão e cretinice, ou não vamos chegar muito à frente. Ou nós levamos em conta a necessidade de educar os pais… Porque a família tem que estar envolvida nesse processo, tem que ter responsabilidade e ajudar a escola”, ele acrescentou, em outro momento do discurso.

Além disso, Lula afirmou que acredita que a garantia da paz nas escolas não será feita apenas com medidas de segurança pública, como detectores de metais ou presença de guarda escolar.

Publicidade

“A gente não vai resolver esse problema só com dinheiro, elevando muro da escola e colocando detector de metais. Eu fico imaginando as crianças sendo revistadas na porta das escolas, como seria patético para os pais, para o prefeito, para o governador, para o presidente da República e para as instituições desse país. Uma criança de 8 anos ter que mostrar a mochila”, declarou.

“Não vamos transformar as nossas escolas em uma prisão de segurança máxima, que não tem solução. Não tem dinheiro para isso, nem é politicamente correto, humanamente correto, socialmente correto. Se a gente tentar fazer isso, a gente está dando uma demonstração de que não servimos para muita coisa, porque nós não sabemos resolver o problema real”, acrescentou o presidente.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.