ÍNDICES SEMELHANTES

Lula iguala Bolsonaro no início do 2° ano de mandato, revela Ipec

O instituto realizou 2 mil entrevistas em 130 municípios. A margem de erro máxima estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos

Lula iguala Bolsonaro no início do 2° ano de mandato, revela Ipec
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva – Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A avaliação no primeiro trimestre do segundo ano de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se iguala tecnicamente aos índices que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tinha no mesmo período de sua gestão, segundo levantamento do Ipec.

Publicidade

De acordo com a pesquisa, divulgada nesta sexta-feira (8), existe um empate dentro da margem de erro nos números da avaliação de ótimo/bom, regular e ruim/péssimo dos dois presidentes. Os números são referentes ao 1º trimestre do segundo ano de governo.

O instituto realizou 2 mil entrevistas em 130 municípios. A margem de erro máxima estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

No 1º trimestre 2020, a gestão Bolsonaro era avaliada como ótima ou boa por 34% dos entrevistados. Já Lula, no 1º trimestre de 2024, registrou 33%.

Tanto Lula quanto Bolsonaro tiveram 33% de avaliação regular no 1º trimestre do segundo ano de governo, segundo o Ipec. Já em relação à avalição ruim ou péssima, Bolsonaro anotou 30%, enquanto Lula teve 32%.

Publicidade

Na comparação com o mesmo período de outros governos, a avaliação de ótimo ou bom da atual gestão de Lula é melhor do que a de Fernando Collor, em 1992 (14%), de Itamar Franco, em 1993 (21%), do segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, em 2000 (20%), e do segundo mandato de Dilma Rousseff, em 2016 (10%).

Por outro lado, a avaliação do atual presidente é pior do que a do primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso, em 1996 (41%), a do segundo mandato do próprio Lula, em 2008 (58%), e a do primeiro mandato de Dilma, em 2012 (56%).

O Ipec aponta ainda que a avaliação positiva do governo Lula 3 empata tecnicamente com a do Lula 1, no 1º trimestre do segundo ano das respectivas gestões.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.