NOVO GOVERNO

Lula me pediu para colocar pobre no Orçamento e rico no IR, diz Haddad

Futuro ministro da Fazenda participou de encontro de Natal com catadores de material reciclável, em São Paulo.

lula-me-pediu-para-colocar-pobre-no-orcamento-e-rico-no-ir-diz-haddad
(Crédito: Agência Brasil)

O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), declarou nesta quinta-feira (15) que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lhe pediu para colocar o “pobre no Orçamento” e o “rico no imposto de renda”.  A declaração foi dada durante participação do ex-prefeito de São Paulo no evento “Natal dos Catadores de Lixo”.

Publicidade

“Lula me fez um pedido. Ministro da fazenda precisa ter uma missão nesse país: colocar o pobre no Orçamento e o rico no imposto de renda. Essa frase resume o que ele quer”, disse Haddad.

Ao longo da campanha presidencial, Lula repetiu a necessidade de colocar essa frase em prática. Ele dizia sempre que é necessário ter mais políticas de distribuição de renda e que o sistema tributário baseado no consumo favorece os mais ricos, já que o imposto pago é o mesmo independentemente da pessoa.

Durante o discurso, Haddad também relembrou o período em que comandou o Ministério da Educação entre 2005 e 2012. Durante o período, foram implementados programas bem-sucedidos de inclusão em universidades, como o Prouni e o Fies, dois programas que, por meio de bolsas e financiamento, facilitam o acesso ao ensino superior.

“Ele me convidou para essa nova tarefa e, se a gente tiver o mesmo êxito da Educação, vamos ter um país mais justo, que é o que precisamos. Todo mundo precisa de uma oportunidade na vida, e com essa frase simples Lula resume o que quer de justiça social. E justiça social começa atendendo a vocês”, completou.

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.