O MDB oficializou nesta quarta-feira (27) a candidatura da senadora Simone Tebet à Presidência da República. O placar na votação interna do partido foi de 262 votos favoráveis e 9 contrários.
Apesar da oficialização, o MDB está dividido. Isso porque parte das lideranças do partido apoiam o ex-presidente Lula da Silva (PT) para a Presidência.
Simone Tebet, porém, conta com o apoio do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi. E após investidas de Lula sobre setores do MDB, o partido divulgou uma nota assinada por dirigentes em 19 estados reiterando o apoio à senadora.
Nesta quarta, durante a abertura da convenção, a senadora discursou de forma virtual e chamou Baleia de “irmão político” e agradeceu ao presidente do MDB.
“Nossos alicerces democráticos estão abalados pela fome, miséria, desigualdade, desemprego, mas principalmente por essa polarização ideológica e esse discurso de ódio de nós contra eles. só nós, só o centro democrático, tem a capacidade de unir o Brasil para que o Brasil tenha segurança, estabilidade e volte a crescer e gerar emprego e renda pra população”, afirmou Tebet.
A candidatura de Tebet conta com o apoio da federação partidária formada por PSDB e Cidadania. A federação deve indicar o candidato a vice na chapa de Simone.
Em junho, o presidente do PSDB, Bruno Araújo, indicou que o senador Tasso Jereissati era o favorito, mas mencionou também o nome da senadora Mara Gabrilli. Segundo integrantes dos partidos que compõem a federação PSDB-Cidadania, a senadora Eliziane Gama (Cidadania) aparece entre os nomes cotados.
A senadora Simone Tebet será a candidata à Presidência da República da Federação PSDB-Cidadania. A decisão foi tomada por unanimidade em convenção do colegiado nacional, nesta quarta-feira. pic.twitter.com/903dQFI0A8
— PSDB 🇧🇷 (@PSDBoficial) July 27, 2022