título de cidadã paulistana

Michelle Bolsonaro: Justiça veta homenagem no Theatro Municipal

Aliados da ex-primeira-dama e vereadores de São Paulo consideram decisão do Tribunal de Justiça “perseguição política”

Michelle
Michelle Bolsonaro – Crédito: Carolina Antunes/PR

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não poderá receber o Título de Cidadã Paulistana no o Theatro Municipal de SP. A decisão foi do Tribunal de Justiça de São Paulo, que  concedeu  uma liminar impedindo o uso do local para a realização da cerimônia.

Publicidade

Decisão contra o título de Michelle

A proibição foi acolhida pelo desembargador Martin Vargas, da 10ª Câmara de Direito Público do TJ-SP. Inicialmente, ele acatou um recurso com tutela antecipada solicitado pela deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP) e pela ativista Amanda Paschoal. Dessa forma, elas contestaram o uso do espaço público para evento de ordem política. Elas comemoraram a decisão nas redes sociais.

Publicidade

O desembargador impôs uma multa de R$ 50 mil caso a liminar seja descumprida. Disse, ainda, que a entrega do título a Michelle deve acontecer na Câmara Municipal de SP. “Diversas cerimônias similares de entrega do Título de Cidadão Paulistano já foram realizadas em homenagem a diferentes personalidades públicas, em reconhecimento às suas atuações em âmbito artístico, político, esportivo, cultural, religioso, todas elas na sede do Poder Legislativo Municipal, como se depreende do registro existente no sítio eletrônico do Portal da Câmara”.

Vereadores repudiam proibição

Alguns vereadores afirmaram que há registros de concessão do  Theatro Municipal de São Paulo a eventos da Câmara Municipal, sem obstrução judicial. Somente na atual legislatura (2021/2024), o vereador Eliseu Gabriel, do PSB, mesmo partido de Tabata Amaral, pôde usar o espaço para dois eventos.

“A Câmara não pode mais fazer o seu papel? A Casa (de Leis) não tem mais legitimidade? A Justiça está sendo injusta. Até mesmo porque, não é ela quem deve decidir onde os vereadores farão suas homenagens. A Justiça quer legislar em São Paulo. Não podemos admitir isso”, diz o vereador Isac Félix (PL).

Publicidade

Outro exemplo são as cerimônias aprovadas pela Câmara Municipal, por iniciativa da então vereadora Miriam Athie, em homenagem à Colônia Libanesa, e que também foram abrigadas no Theatro Municipal:

“Aliás, tivemos entrega de Títulos de Cidadão Paulistano, da Medalha Anchieta e de Salvas de Prata em diversos outros locais, e em outros mandatos, e que não aconteceram nas dependências da Câmara Municipal. Tudo por uma questão de espaço, de melhor acolhimento. E nunca, jamais, a Justiça interferiu. Por que, agora, quer barrar? Só por que é a Michelle?”, questiona Sonaira Fernandes (PL), vereadora licenciada e secretária de Estado da Mulher.

O que diz a Câmara

Procurado, o presidente da Câmara, o vereador Milton Leite (União Brasil), afirmou que “a Câmara Municipal vai recorrer, utilizar dos meios legais, para que o evento seja realizado no Theatro Municipal”.

Para o vereador Rinaldi Digilio (União Brasil), o que está acontecendo é calúnia: “Estamos sendo caluniados. É muita mentira e muita desonestidade. Temos sofrido perseguição por termos escolhido o Theatro Municipal como local para o ato desta segunda-feira”, complementa.

Procurada, a Câmara Municipal explicou que “as homenagens propostas pelos vereadores precisam de aprovação do Plenário. As sessões solenes para a entrega das honrarias são ato oficial e, assim como as sessões ordinárias e extraordinárias, continuam independentemente das eleições”.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.