O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, disse nesta terça-feira (26) que respeita a Carta Democrática Interamericana. A declaração foi feita durante a 15ª Conferência de Ministros da Defesa das Américas, realizada neste ano em Brasília.
A carta a que Nogueira se refere determina que a democracia deve ser a forma de governo de todos os países das Américas, que devem assumir o compromisso de fortalecer o sistema na região. “Da parte do Brasil, manifesto respeito à carta da Organização dos Estados Americanos, OEA, e a carta democrática americana, e seus valores, princípios e mecanismos”, afirmou o ministro da Defesa.
Interlocutores do Planalto afirmam que após a conferência, os ministros devem assinar um documento intitulado ”Declaração de Brasília”. A escritura deverá reforçar o apoio à “Carta Democrática Interamericana e seus valores, princípios e mecanismos”.
Presença do secretário dos EUA
O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd J. Austin III, também destacou em seu discurso a defesa da democracia. “Nossos países não estão unidos apenas pela geografia. Nós também nos aproximamos por interesses comuns e valores comuns. Pelo nosso respeito profundo pelos direitos humanos e a dignidade humana, nosso compromisso com o estado de direito e a nossa devoção à democracia”, afirmou o secretário.
– Conferência de Ministros de Defesa das Américas: após declarações de que urnas precisam de aperfeiçoamento, min. Paulo Sérgio Nogueira disse que Brasil respeita o conteúdo das cartas da Organização dos Estados Americanos e da Carta Democrática Interamericana;#estudioi
— Estúdio i (@estudioi) July 26, 2022