compromisso com a democracia

Ministro da Defesa afirma que respeita Carta Democrática Interamericana

O documento mencionado pelo ministro reforça que uma democracia sólida deve ser a forma de governo de todos os países das Américas.

ministro-da-defesa-afirma-que-respeita-carta-democratica-interamericana
O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira (Créditos: Roque de Sá/Agência Senado)

O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, disse nesta terça-feira (26) que respeita a Carta Democrática Interamericana. A declaração foi feita durante a 15ª Conferência de Ministros da Defesa das Américas, realizada neste ano em Brasília.

Publicidade

A carta a que Nogueira se refere determina que a democracia deve ser a forma de governo de todos os países das Américas, que devem assumir o compromisso de fortalecer o sistema na região. “Da parte do Brasil, manifesto respeito à carta da Organização dos Estados Americanos, OEA, e a carta democrática americana, e seus valores, princípios e mecanismos”, afirmou o ministro da Defesa.

Interlocutores do Planalto afirmam que após a conferência, os ministros devem assinar um documento intitulado ”Declaração de Brasília”. A escritura deverá reforçar o apoio à “Carta Democrática Interamericana e seus valores, princípios e mecanismos”.

Presença do secretário dos EUA

O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd J. Austin III, também destacou em seu discurso a defesa da democracia. “Nossos países não estão unidos apenas pela geografia. Nós também nos aproximamos por interesses comuns e valores comuns. Pelo nosso respeito profundo pelos direitos humanos e a dignidade humana, nosso compromisso com o estado de direito e a nossa devoção à democracia”, afirmou o secretário.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.