em avaliação

Ministro da Justiça sugere uso das Forças Armadas em áreas do Rio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve consultar o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, sobre o uso do Exército

forças-armadas
(Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

O ministro da Justiça, Flávio Dino sugeriu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o uso das Forças Armadas em áreas do Rio de Janeiro. Lula deve consultar o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. A afirmação aconteceu após reunião nesta terça-feira (24).

Publicidade

“Estamos debatendo o tema da participação das Forças Armadas em algumas áreas. Apresentei ao presidente Lula essa tese ontem, soube hoje que ele se reuniu com o ministro Múcio“, disse o ministro.

O ministro da Justiça disse que o envio de reforço do efetivo dependerá também da colaboração de outros governadores, uma vez que o contingente da Força Nacional é restrito.

“Ele [Lula] concordou com a possibilidade, tanto é que chamou hoje o ministro José Múcio, da Defesa, para conversar”, disse DinoEle descartou, no momento, a declaração de intervenção federal na segurança pública do Rio.

“Hoje, realmente, não há esse estudo, não há esse debate e eu afirmo que até não teria base constitucional ou legal para fazer uma intervenção federal”, disse.

Publicidade

O ministro afirmou ainda que os contingentes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal também foram reforçados.

35 ônibus incendiados

A proposta acontece após milicianos incendiar 35 ônibus no Rio de Janeiro na segunda-feira (23). A ação é considerada o maior ataque em um único dia na história da cidade. Os moradores viveram uma rotina de caos e ainda sofreram os efeitos dos ataques na manhã desta terça-feira.

Publicidade

Ainda na noite de segunda-feira, criminosos incendiaram um trem que havia saído de Santa Cruz, na zona oeste do Rio, em direção à Central do Brasil, no centro.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.