atos golpistas

Moraes autoriza retorno de Ibaneis Rocha ao governo do DF

Ibaneis estava afastado desde 9 de janeiro, por decisão de Moraes, por conta dos atos criminosos que aconteceram em Brasília.

ibaneis-volta-df
(crédito: Reprodução)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quarta-feira (15) o retorno de Ibaneis Rocha (MDB) ao comando do governo do Distrito Federal.

Publicidade

“Revogo a medida cautelar imposta a Ibaneis Rocha Barros Júnior, determinando seu retorno imediato ao exercício integral das funções do cargo de governador do Distrito Federal”, escreveu Moraes. O ministro destacou ainda que as investigações sobre supostas omissões na segurança pública do DF continuam e Ibaneis pode ser afastado novamente, caso necessário.

“Observe-se, ainda, que o presente inquérito seguirá seu curso regular, com a realização das diligências necessárias pela Polícia Federal para a conclusão do feito e envio à Procuradoria Geral da República e […] a medida cautelar poderá, de ofício ou a pedido das partes, voltar a ser decretada, se sobrevierem razões que a justifiquem”, concluiu o ministro.

Moraes havia determinado o afastamento de Ibaneis, por 90 dias, em janeiro, por entender que ele deveria ser investigado por suposta omissão na segurança do DF após os ataques do dia 08, quando bolsonaristas invadiram as sedes dos três poderes da República.

Na época da invasão aos órgãos públicos, Ibaneis Rocha divulgou um vídeo nas redes sociais prestando esclarecimentos.

Publicidade

Publicidade

*Reportagem em atualização

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.