JUSTIÇA ELEITORAL

Moraes chama ‘hackers do bem’ e especialistas para teste de segurança das urnas

A verificação para interessados será realizada de 27 de novembro a 1º de dezembro, na sede do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília (DF)

Moraes chama especialistas e 'hackers do bem' para testar segurança das urnas
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, abriu inscrições para teste público de segurança das urnas eletrônicas (Crédito Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, quer “hackers do bem” para testar as urnas eletrônicas. Moraes anunciou, nesta quinta-feira (24), a abertura de inscrições para participar do teste público de segurança das urnas eletrônicas e também dos sistemas eleitorais.

Publicidade

“Qualquer brasileira ou brasileiro pode participar, de forma individual ou em grupos de até cinco pessoas”, afirmou, na abertura da sessão da mais alta Corte Eleitoral.

“Esse momento é importante para que todos os especialistas em tecnologia, os chamados ‘hackers do bem’, possam testar as urnas e os sistemas eleitorais, para verificar segurança, tentar identificar alguma vulnerabilidade, para que sempre possamos aprimorar a segurança das urnas”, acrescentou.

Este ano, o teste público de segurança será realizado de 27 de novembro a 1º de dezembro, na sede do TSE. Será a sétima edição do evento. As inscrições podem ser feitas no site do TSE na internet.

O objetivo do teste é oferecer uma oportunidade para que especialistas analisem os sistemas que serão usados nas eleições e identifiquem eventual fragilidade que possa ser reparada antes do pleito.

Publicidade

Os participantes, durante o teste, podem avaliar sistemas usados para a geração de mídias das urnas, para votação, apuração, transmissão e recebimento de arquivos, inclusive o hardware da urna eletrônica, seus softwares embarcados e os sistemas de apoio aos processos de auditoria sobre software da urna.

“Nós no TSE, em toda a Justiça Eleitoral, Tribunais Regionais Eleitorais, não paramos. Uma eleição acaba, já começam a trabalhar para preparar as próximas eleições, no caso as municipais de 2024, que serão presididas pela ministra Cármen Lúcia, disse o presidente do TSE.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.