período eleitoral

Zambelli pediu a hacker que invadisse urna eletrônica ou e-mail de Alexandre de Moraes

Em depoimento à Polícia Federal, o hacker Walter Delgatti Netto relatou pedidos feitos pela deputada Carla Zambelli (PL-SP) durante encontro em setembro de 2022

Carla Zambelli pediu a hacker que invadisse urna eletrônica ou e-mail de Alexandre de Moraes durante o período eleitoral de 2022
O hacker e a deputada se encontraram em setembro de 2022. (Crédito: Reprodução/Twitter)

Em depoimento à Polícia Federal (PF), o hacker Walter Delgatti Netto, que participou da Vaza Jato, relatou pedidos que recebeu da deputada Carla Zambelli (PL-SP). Em setembro de 2022, ela solicitou que ele invadisse as urnas eletrônicas ou, se não conseguisse, o e-mail e o telefone do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As informações são do blog da jornalista Andréia Sadi.

Publicidade

Zambelli e Delgatti teriam se encontrado na Rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo. O hacker revelou que não conseguiu acessar o sistema da urna eletrônica nem o celular de Moraes. Ao invadir a conta de e-mail do ministro, porém, não encontrou nada de comprometedor.

Na época em que o pedido foi feito, pesquisas mostravam Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente de Jair Bolsonaro (PL) na corrida eleitoral. O então presidente da República e seus apoiadores vinham atacando a segurança do sistema eleitoral, mesmo sem provas para tal.

O hacker havia sido preso em 2019 por invadir aplicativos de outras autoridades. Mais tarde, foi posto em liberdade mas voltou a ser detido em junho por descumprimento de medidas judiciais – ele estava proibido de acessar a internet, mas disse em entrevista que estava cuidando das redes sociais e do site da deputada.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.