ELEIÇÕES NA ARGENTINA

O que pensam políticos brasileiros sobre Milei e Massa?

Com uma das maiores inflações do mundo, a Argentina decide qual projeto de governo e quais propostas econômicas quer para o seu país

Os resultados irão eleger Milei Massa para defender um governo com uma economia que nos dias de hoje se apresenta instável.
(Crédito: Reprodução)

Os argentinos vão às urnas na disputa do segundo turno das eleições presidenciais neste domingo (19) para escolher quem irá governar o país pelos próximos quatro anos. Os resultados irão eleger Javier Milei (Libertad Avanza) ou Sergio Massa (Unión por la Patria) para defender um governo com uma das maiores inflações do mundo.

Publicidade

Ambos os políticos têm visões divergentes sobre o modo de agir em relação ao governo: De um lado, Javier Milei, com seus discursos e críticas diretas à atual maneira de organização e posicionamento político da Argentina, o que fez com que ele disparasse na corrida eleitoral e chegasse ao segundo turno.

Do outro lado, Sergio Massa, que adotou uma estratégia de apresentação mais moderada, e conseguiu sua vitória no primeiro turno, o que indica que parte do eleitorado acredita que o fato dele ser o responsável pela pasta a frente do problema não o desqualifica do objetivo de ser o presidente a resolver a mesma crise.

Ambas campanhas repercutiram entre os políticos brasileiros, que deram declarações de apoio ou repúdio. Entre eles, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Jair Bolsonaro

Maior representante da direita no Brasil, o ex-presidente apoia Milei abertamente. Antes do primeiro turno, ele declarou esse apoio em vídeo enviado por ele e publicado na rede social do colega.

Publicidade

“Nós realmente sabemos o que é melhor para os nossos países. Não podemos continuar com a esquerda. É um apelo que eu faço a todos os argentinos: vamos mudar, e mudar para valer, com Milei. Compromisso meu, hein?! Vou para a tua posse”, disse.

Flávio Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, publicou um post de apoio ao libertário e afirmou que a Argentina tem uma oportunidade de “se libertar da esquerda, de décadas de hiperinflação e de crise econômica e social”. Veja:

Lula

Lula é amigo do presidente da Argentina, Alberto Fernández, que, com apoio de sua vice, Cristina Kirchner, lançou a candidatura de Massa. Atualmente, os três são os maiores representantes da esquerda peronista e do kirchnerismo.

Publicidade

Sendo assim, a identificação e apoio de Lula era natural a Massa, principalmente quando este enfrenta um opositor de extrema-direita, comparado a Bolsonaro e com propostas contrárias ao que o petista defende para os países da América do Sul.

A primeira-dama Janja Lula da Silva também compartilhou neste domingo (19) uma publicação que demonstra seu apoio ao candidato à Presidência da Argentina Sergio Massa, de esquerda. Confira:

* Leia mais sobre as eleições na Argentina em Perfil.com.

** Texto sob supervisão de Lilian Coelho.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.