TRANSMISSÃO AO VIVO

Paulo Gonet toma posse como procurador-geral da República

Ele foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aprovado pelo Senado, após passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), com 65 votos favoráveis

Gonet toma posse como procurador-geral da República nesta segunda (18)
Paulo Gonet, durante sabatina no Senado – Crédito: Lula Marques/ Agência Brasil

Paulo Gonet vai assumir a Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta segunda-feira (18). A cerimônia acontecerá às 10h, na sede da PGR, em Brasília (DF). O nome de Gonet foi aprovado pelo Senado Federal nessa quarta-feira (13).

Publicidade

A posse será restrita apenas para convidados, com transmissão ao vivo pelo canal do Ministério Público Federal (MPF) no YouTube.

Gonet ocupava o cargo de subprocurador-geral. Ele foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e aprovado pelo Senado, após passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) com 65 votos favoráveis. Gonet substitui Augusto Aras, que deixou o cargo em setembro.

De acordo com a Constituição Federal, o mandato do procurador-geral da República é de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Gonet terá a responsabilidade de fiscalizar a execução e o cumprimento da lei em todos os processos. Ele já escolheu os primeiros nomes da gestão, como Hindemburgo Chateaubriand para ser vice-procurador-geral, Eliana Péres Torelly de Carvalho como subprocuradora e Carlos Fernando Mazzoco será chefe de gabinete.

Publicidade

O novo responsável pela PGR é descrito como sendo um subprocurador de perfil conservador, técnico e discreto. Posicionamentos de Gonet em pautas de costume — como aborto e homofobia —, ao mesmo tempo, em que agradam parlamentares de centro e de direita, desagradam aliados de Lula da ala progressista.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.