DATAFOLHA

Pesquisa aponta que 58% dos brasileiros não são a favor do fim da reeleição

O estudo foi realizado presencialmente com 2.002 pessoas em 147 municípios do Brasil nos dias 19 e 20 de março

O debate sobre o tema continua, com Pacheco destacando que o fim da reeleição será uma "prioridade" para o atual ano legislativo
PEC tramita no Plenário – Crédito: Canva Fotos

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), encontra-se em desacordo com a opinião de grande parte dos brasileiros quanto ao fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos. De acordo com uma pesquisa recente do Instituto Datafolha, 58% dos entrevistados se posicionaram contra essa medida. 41% preferem a proibição do mecanismo de recondução ao cargo.

Publicidade
  • 58% dos brasileiros acreditam que governantes devem ter o direito à reeleição;
  • 41% dos brasileiros acreditam que governantes não devem ter o direito à reeleição;
  • 2% não sabem.

O estudo, realizado presencialmente com 2.002 pessoas em 147 municípios do Brasil nos dias 19 e 20 de março, revela uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Apesar da divergência popular, Pacheco reiterou o fim da reeleição como uma das prioridades do Senado para o ano de 2024. Para tal fim, o senador Marcelo Castro (MDB-PI) foi designado como relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre o assunto. O texto em discussão, popularmente conhecido como “Emenda Kajuru”, aborda diferentes cenários, incluindo a possibilidade de unificação dos pleitos eleitorais no país.

O debate sobre o tema continua, com Pacheco destacando que o fim da reeleição será uma “prioridade” para o atual ano legislativo. Castro, por sua vez, é responsável por formalizar as propostas de emenda à Constituição (PECs) com as novas regras. Caso aprovadas ainda neste primeiro semestre, as mudanças só entrariam em vigor a partir de 2028.

O processo de reeleição no Brasil foi instituído em 1997, por meio da Emenda Constitucional nº 16. Esta emenda foi aprovada durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB. A medida permitiu que presidentes, governadores e prefeitos pudessem concorrer a um segundo mandato consecutivo, desde que fossem reeleitos. A introdução da reeleição trouxe mudanças significativas ao cenário político brasileiro, permitindo que líderes políticos pudessem estender seu tempo no poder, caso obtivessem apoio popular necessário.

Publicidade

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.