CENTRO-DIREITA

PL procura nome moderado para disputar prefeitura de SP em 2024

No ano passado, nomes de direita com perfil moderado tiveram êxito, como o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o senador Marcos Pontes (PL).

PL procura um nome moderado para disputar a prefeitura de SP em 2024
Paulo Skaf e o José Luiz Datena são nomes citados como ideais para o PL (Crédito: Wikimedia Commons)

O Partido Liberal (PL), sigla de Jair Bolsonaro, está em busca de um nome com um perfil moderado para a disputa à prefeitura de São Paulo em 2024. De acordo com pesquisas internas, o lançamento de um nome mais afinado com o bolsonarismo teria pouca viabilidade na disputa eleitoral.

Publicidade

Já que no ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu Jair Bolsonaro na capital paulista e nomes de direita com perfil moderado tiveram mais êxito, como o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o senador Marcos Pontes (PL).

Entretanto, Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, tem afirmado em conversas reservadas que não tem pressa para definir a escolha, de acordo com a CNN. Costa Neto afirma não excluir um eventual apoio à reeleição do prefeito Ricardo Nunes, do MDB, mas, defende apoio em algum nome que possa ter maior viabilidade eleitoral contra uma candidatura de Guilherme Boulos, do PSOL, segundo a CNN.

Segundo um levantamento da Paraná Pesquisas, atualmente, 60% da população paulistana não sabe o nome do atual prefeito de São Paulo. Nunes assumiu após a morte de Bruno Covas, em 2021.

No momento, o deputado federal Ricardo Salles, do PL, é o pré-candidato à sucessão municipal. No entanto, seu nome enfrenta resistência na cúpula do partido por ter um perfil considerado mais radical.

Publicidade

Dentro do partido, os nomes citados como ideais são o do ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) Paulo Skaf, do Republicanos, e o apresentador José Luiz Datena, do PSC. Porém, os dois resistem a uma eventual candidatura.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.