10 de dezembro

Posse de Milei: Bolsonaro prepara comitiva para celebrar “vitória da direita”

Os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Jorginho Mello (PL-SC) também já confirmaram presença

posse-de-milei
(Crédito: Reprodução/Youtube)

O novo presidente da Argentina, Javier Milei, tomará posse somente no dia 10 de dezembro de 2023, mas o evento já vem causando repercussões no Brasil. Jair Bolsonaro (PL) é um dos convidados internacionais para a posse de Milei e parece tentar tirar proveito da ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o objetivo de obter vantagens políticas.

Publicidade

Vale ressaltar que a presença de Bolsonaro na posse de Milei foi confirmada dois dias após o assessor-especial da Presidência, Celso Amorim, expressar ceticismo em relação à participação de Lula no evento. Ao longo da corrida eleitoral na Argentina, Milei lançou diversas críticas a Lula. Ele chegou a rotular o presidente brasileiro como “comunista” e “corrupto”.

Na rede social X (antigo Twitter), o ex-presidente do Brasil celebrou o convite de Javier Milei.

Publicidade

Os governadores bolsonaristas Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Jorginho Mello (PL-SC) também já confirmaram presença. Mas além deles, o ex-presidente planeja chegar a Buenos Aires acompanhado de um grupo para uma visita de quatro dias, durante a qual se encontrará com líderes e organizações alinhadas à direita.

Convidados de Bolsonaro para posse de Milei

Dentre aqueles que asseguraram sua participação estão: Gilson Machado, ex-ministro e pré-candidato a prefeito de Recife; Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Gustavo Gayer (PL-GO), ambos deputados; Jorge Seif (PL-SC), senador; Ciro Nogueira (PI), também senador e presidente do PP; e, ainda, Valdemar Costa Neto, presidente do PL.

Além desses nomes, o ex-presidente também convidou outros nomes para a posse de Milei, aguardando resposta de Ratinho Jr (PR), Romeu Zema (MG) e Ronaldo Caiado (GO).

Publicidade

À CNN, Fabio Wajngarten, que é advogado e interlocutor de Bolsonaro, disse que outras lideranças e deputados manifestaram interesse em participar da comitiva, mas isso não significa que todos estarão na cerimônia. Ainda, acrescentou que “a ideia é celebrar a vitória da direita”.

 * Sob supervisão de Lilian Coelho

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.