"EM VALOR MENOR"

Privatização da Sabesp: Tarcísio diz que tarifa subirá

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou, na segunda-feira (11/12), que a tarifa da conta de água aumentará em “valor menor” com a privatização da Sabesp

Privatização da Sabesp: Tarcísio diz que tarifa subirá em valor menor
Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) – Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou, na segunda-feira (11/12), que a tarifa da conta de água aumentará em “valor menor” com a privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Publicidade

Antes, Tarcísio havia dito que, com a desestatização da companhia de saneamento, a tarifa da conta de água seria reduzida. A redução da tarifa foi mencionada, inclusive, em nota oficial do governo para anunciar a sanção da lei.

“A curva de crescimento da tarifa vai ser menor do que a curva atual. A tarifa da Sabesp, hoje, vai subir ao longo do tempo. O que a gente garante é que a tarifa vai subir num valor menor. Ela sempre vai estar mais baixa do que [em comparação] à situação de não fazer nada”, disse Tarcísio ao participar de um evento promovido pela XP Investimentos, segundo o portal Metrópoles.

O projeto de lei que prevê a privatização da Sabesp foi aprovado na quarta passada (6) na Assembleia Legislativa (Alesp) e sancionado por Tarcísio na sexta-feira (8).

Votação na Alesp

A votação na Alesp foi marcada por protestos e confrontos entre manifestantes e a polícia, que apesar de terminarem em pancadaria foram minimizados por Tarcísio. “Esses processos de privatização são mesmo conturbados”, disse.

Publicidade

O governador também ironizou a quantidade de ações judiciais vindas de partidos como PT e PSol, contrários à desestatização da Sabesp, e disse que é preciso ter “certa paciência para enfrentar a oposição”. “A gente tem essa situação de políticas judicializadas porque não se aceita a diferença de opinião, a derrota em uma votação”, afirmou.

O governador saiu em defesa do pacote de privatizações de seu governo e disse que, “se quiser universalizar o saneamento, tem de privatizar”. O governador ainda afirmou não estar preocupado com o fato de que as câmaras municipais dos municípios que possuem convênio com a Sabesp também devem aprovar a privatização da empresa.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.