Lula na umbanda

Processo contra Michelle é arquivado pelo MP; Entenda o caso

Ex-primeira-dama criticou a cerimônia religiosa e escreveu: “Isso pode, né! Eu falar de Deus não”

Michelle-Bolsonaro
(Crédito: Wilson Dias /Agência Brasil)

O Ministério Público Federal-DF (Procuradoria da República no Distrito Federal) decidiu em 29 de junho arquivar processo que apurava possível crime por parte da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Publicidade

Ela compartilhou vídeo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cerimônia de umbanda com a legenda: “Isso pode, né! Eu falar de Deus não”.

No documento, o procurador Frederico de Carvalho Paiva afirma que a atitude de Michelle tem “conotação preconceituosa, intolerante, pedante e prepotente”. Entretanto, a conduta dela estaria amparada na liberdade de expressão religiosa.

“Mais se aproximam de um reclame quanto a uma possível intolerância sofrida pela sua crença do que propriamente a um ataque à religião africana”.

O processo apurava possível crime estabelecido no artigo 20 da lei n. 7.716 de 1989: “Praticar, induzir ou incitar a discriminação, ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Segundo o MP, a defesa de Michelle Bolsonaro afirmou que a conduta “se deu nos limites da liberdade de expressão religiosa”.

Publicidade

Entenda

Em agosto de 2022, a então primeira-dama Michelle Bolsonaro compartilhou em seu perfil nas redes sociais um vídeo antigo de Lula participando de uma celebração da umbanda, religião africana.

Na legenda, escreveu: “Isso pode né! Eu falar de Deus não”.

post michelle
(Crédito: Reprodução/Instagram)

O vídeo foi gravado durante evento na Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador. As imagens de Lula recebendo um banho de pipoca foram compartilhadas pelo atual ministro do Desenvolvimento Agrário e então deputado Paulo Teixeira, em 26 de agosto de 2021.

Publicidade

“Lula em Salvador abençoado e protegido pelo banho de pipoca usado nas oferendas para os Orixás Obaluayê na Umbanda”, escreveu o deputado à época.

Veja o vídeo do evento gravado na Assembleia Legislativa da Bahia, em 26 de agosto de 2021.

Publicidade

Michelle Bolsonaro é evangélica ligada à Igreja Batista.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.