ENTREVISTA À CNN

“Projeto de poder de 12 anos é viável”, diz José Dirceu

Operação Lava Jato, impeachment de Dilma Rousseff e reeleição de Lula em 2026 foram alguns dos temas abordados pelo ex-ministro

josé-dirceu
José Dirceu defende reeleição de Lula em 2026 – Crédito: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Em entrevista à CNN, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, afirmou que um projeto de poder que dure 12 anos à frente do Governo Federal é viável. “Vai começar um processo de crescimento, eu sempre vejo de 8 a 12 anos, eu nunca vejo, porque a vida não é assim. Quando nós chegamos no governo eu disse que nós tínhamos que ter uma perspectiva de 20 anos e nós tivemos”, disse Dirceu em referência ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022.

Publicidade

Dirceu comentou ainda o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Ele afirmou, em suma, que se não tivesse acontecido, “o PT teria governado o Brasil por 20 anos”.

José Dirceu: Um projeto de poder viável

Para este projeto de permanência no poder, Dirceu afirma que, para se tornar viável, portanto,  não é necessário apenas a participação do Partido dos Trabalhadores ou forças de esquerda. Segundo o ex-ministro, é preciso que haja um bloco social.

“É o Brasil. É o desenvolvimento do Brasil. Evidentemente conservando os interesses das classes trabalhadoras que nós representamos e das camadas médias que nós representamos. Eu vejo as eleições municipais como primeiro passo de um crescimento do PT. Não vai ser fácil’.

José Dirceu fez, por fim, um balanço deste primeiro ano do governo ‘Lula 3’ e enfatizou a boa relação com o Congresso, atribuída, principalmente, graças à performance da economia sob a tutela de Fernando Haddad. 

Publicidade

Dirceu fala sobre Michelle Bolsonaro

Dirceu disse ainda que não subestimaria a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) como candidata à Presidência em 2026. “Eu não subestimaria a Michelle como candidata, porque o Bolsonaro tem uma natureza duma força, o Bolsonaro elegeu senadores, o Tarcísio foi eleito em São Paulo”, conclui Dirceu.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.