eleições

PT e PL devem disputar a Prefeitura de Guarulhos no segundo turno em 2024, diz pesquisa

No levantamento mais recente realizado na cidade, pré-candidato do PL encurta a diferença com o ex-prefeito Elói Pietá (PT)

Um levantamento divulgado nesta semana aponta para um cenário de polarização no segundo turno pela Prefeitura de Guarulhos (SP) em 2024.
O vereador Lucas Sanches (PL) aparece em cenários estipulados em um provável segundo turno contra o ex-prefeito Elói Pietá (PT), e à frente do deputado federal Alencar Santana (PT). (Crédito: Divulgação)

Um levantamento do Instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) divulgado nesta semana aponta para um cenário de polarização na disputa pela Prefeitura de Guarulhos (SP) em 2024. O vereador Lucas Sanches (PL) aparece em cenários estipulados em um provável segundo turno contra o ex-prefeito Elói Pietá (PT), e à frente do deputado federal Alencar Santana (PT).

Publicidade

Há pouco menos de um ano para o pleito eleitoral, Sanches chega a pontuar até 12% em um dos cenários, fazendo frente a nomes veteranos em eleições em Guarulhos, como os deputados estaduais Jorge Wilson (Republicanos) e Márcio Nakashima (PDT), e a empresária Fran Corrêa (PSDB). Já o provável candidato à sucessão do atual prefeito, Gustavo Henric Costa, o Guti (PSD), Edmilson Americano (Cidadania), aparece apenas com 3% das intenções de voto.

Sanches, que é vereador na cidade e, mesmo não se elegendo em 2022 para deputado federal, teve expressiva votação (40.881), avalia que o levantamento do Ipec aponta para uma polarização do eleitorado que, em sua maioria, está insatisfeito com a gestão do município nas mais variadas áreas, sobretudo na Educação, na Saúde e na Segurança Pública.

Como vereador, acompanho as necessidades da população e percorro todas as regiões do município. O que eu e todos os guarulhenses enxergamos é uma cidade mal-cuidada e administrada, onde serviços básicos de Saúde, na Educação, no Transporte e na Segurança não funcionam como deveriam – e sem contar as obras paradas. Venho denunciando o descaso em que se encontra o município, propondo ações efetivas e alertando o cidadão sobre o risco que corremos caso o PT volte ao poder. Guarulhos não merece esse retrocesso”, argumentou o pré-candidato.

Segundo turno

Em um dos prováveis cenários de segundo turno em Guarulhos, segundo o levantamento do Ipec, Sanches encurta a diferença para Pietá em 19 pontos percentuais – 45% a 26%.

Publicidade

Já contra Santana, escolhido pelo PT como pré-candidato a prefeito de Guarulhos, o bolsonarista segue liderando – tem 32% das intenções de voto, enquanto o parlamentar petista chega a 20%. Eleitores indecisos somam 12%. Brancos e nulos, 36%.

A pesquisa quantitativa do Ipec foi realizada de forma presencial, em domicílio, entre os dias 28 e 31 de outubro. Foram ouvidos 800 eleitores de Guarulhos. A margem de erro do levantamento é de três pontos para mais ou para menos.

Sanches acredita que, dentro dos próximos meses, a polarização entre pré-candidatos de direita e de esquerda em Guarulhos ficará ainda mais acirrada.

Publicidade

Ao longo dos meses, a população precisará analisar o currículo, a história e o grupo político de cada pré-candidato. Temos um grupo muito forte no PL, que é o maior partido do Brasil. Queremos trabalhar para fazer de Guarulhos uma cidade melhor, por meio de uma gestão séria, eficiente e que entrega resultados”, afirmou.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.