Relembre o caso

Qual a ligação do Presidente do PL com o escândalo de Itamar Franco?

O então presidente da República, Itamar Franco, em 1994 quase foi derrubado por uma calcinha. Ou, pela falta dela

itamar-franco-presidente-da-republica
Lilian e Itamar – Crédito: Marcelo Carnaval

Em 1994,  Valdemar Costa Neto era um pouco conhecido deputado paulista. O que ele tem a ver com o escândalo envolvendo o então presidente Itamar Franco e a Marquês de Sapucaí? Pra quem não lembra, Itamar virou notícia após um fato inusitado: ele foi fotografado, de mãos dadas, ao lado da modelo Lilian Ramos – que estava sem calcinha. Foi a primeira vez de um Presidente da República no sambódromo. O fato de estar ao lado de uma modelo desnuda quase foi enquadrado como falta de decoro.

Publicidade

Lilian e Itamar

Itamar era solteiro e tinha fama de galanteador. Durante o desfile na Sapucaí, a modelo chamou a atenção do presidente. Após troca de olhares, em pouco tempo, lá estava ela ao lado dele.

Pois bem: durante entrevista ao Uol, em 2016, Lilian disse que foi ao camarote de Itamar após ser incentivada pela irmã e por Costa Neto. “Qual o poder que eu tenho de pedir para ir ao camarote do presidente? Eu conhecia, através de amigos, o Valdemar Costa Neto. Quando comecei a caminhar na dispersão, veio o Valdemar. Eu disse, ‘mas eu vou desse jeito? Eu não tô legal’. Ele me pegou pela mão e eu falei, ‘eu vou, mas fico só cinco minutos’. Quando cheguei ali, esse homem [Itamar Franco] tão maravilhoso me acolheu com um sorriso, uma simpatia  e começou a conversar. Disse que tinha simpatia pelo Ceará e o papo foi rolando”, disse a modelo, na época.

Repercussão

Depois da polêmica e da foto estampada em todas as revistas e jornais do país, Lilian mudou-se para a Itália.  Em entrevista para a Record, pouco tempo depois, ela afirmou: “Minha carreira acabou ali”. Lilian disse que seu ‘julgamento’ não foi justo.

itamar-franco-lilian-ramos-carnaval-veja-1994-original1
(Crédito: Revista Veja)

Por fim, Lilian disse ainda que se sentiu injustiçada e que chegou a ficar depressiva. Quanto ao possível romance com Itamar, no entanto, ela deixou  claro que nunca chegou namorar o então presidente “por culpa da imprensa”.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.