deputada estadual

Quem é a prima de Bolsonaro que aliados de Tarcísio querem na Secretaria da Mulher?

Valéria Bolsonaro (PL-SP) tem grande identificação com as pautas do ex-presidente e boa relação com a bancada conservadora

prima-de-bolsonaro-secretaria-da-mulher
Ex-presidente Jair Bolsonaro e sua prima, Valéria Bolsonaro – Crédito: Reprodução/Instagram

A deputada Valeria Bolsonaro (PL) é um dos nomes indicados pela bancada bolsonarista da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para a Secretaria de Políticas para a Mulher do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Publicidade

A atual titular, Sonaira Fernandes (Republicanos), pretende concorrer à reeleição na Câmara Municipal paulistana, de onde se licenciou ano passado, e apoia a indicação de Valeria.

Em entrevista à TV Globo na terça-feira (9), Tarcísio mencionou mudanças na secretaria de Desenvolvimento Social (Gilberto Nascimento Júnior). Há também expectativas de alterações na pasta de Esportes devido à possível candidatura da atual secretária, Helena Reis, à prefeitura de São José do Rio Preto.

Membros do governo e parlamentares bolsonaristas acreditam que Valeria seja uma opção alinhada às suas ideologias para assumir a Secretaria de Políticas para a Mulher.

O partido Republicano, no entanto, enfrenta insatisfação nos bastidores devido ao suposto isolamento nas decisões do governador Tarcísio, além de correr o risco de perder espaço no governo. A deputada federal Maria Rosas (Republicanos) é cogitada como possível substituta, e há expectativa de diálogo entre o governador e o presidente do partido, Marcos Pereira, antes das mudanças, possivelmente até março. Este período coincide com a desincompatibilização de cargos públicos para as eleições.

Publicidade

Quem é Valéria Bolsonaro?

Váléria Muller Ramos Bolsonaro se apresenta em seu perfil no Instagram com o lema clássico dos bolsonaristas: “Deus, Pátria, Família e Liberdade”. Casada com um primo de segundo grau do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a deputada estadual apresenta grande identificação com as pautas do parente e boa relação com a bancada.

Nasceu em Santos, São Paulo, mas reside no interior no estado, em Campinas, desde 1985, segundo informações da Alesp. Formou-se em Biologia pela PUC-Campinas e atuou como professora por mais de 30 anos na Rede Pública.

Está em seu segundo mandato como Deputada Estadual por São Paulo, após ser reeleita com 131.557 votos em 2022, pelo Partido Liberal (PL). É Presidente da Comissão de Defesa e dos Direitos das Mulheres. Também integra a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Doenças Raras e coordena a Frente Parlamentar em Defesa do Combate ao Câncer. Suas pautas principais dentro do legislativo são Saúde, Educação e Assistência Social.

Publicidade

Valéria foi uma das autoras do PL 17.629/2023 , que propunha proibir a exigência de apresentação do cartão de vacinação contra a Covid-19 para acesso a locais públicos ou privados no Estado, e do PL 245/2019 , que buscava proibir a ideologia de gênero nas escolas das redes pública e de ensino privado no Estado.

* Matéria publicada sob a supervisão de Ricardo Parra.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.