Brasília

Quem é Celina Leão, que assume o governo Distrito Federal

Durante o primeiro governo de Ibaneis Rocha, ela exerceu a função de secretária de Esportes do Distrito Federal.

quem-e-celina-leao-que-assume-o-governo-distrito-federal
Celina Leão e Jair Bolsonaro (Créditos: Reprodução/ Redes Sociais)

Celina Leão assume o governo do Distrito Federal a partir desta segunda-feira (9), no lugar do governador reeleito Ibaneis Rocha (MDB), por 90 dias. A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ocorreu após os ataques em Brasília.

Publicidade

Celina nasceu em Goiânia e é formada em administração de empresas. Durante o primeiro governo de Ibaneis, ela exerceu a função de secretária de Esportes do Distrito Federal. Ela começou na política como deputada distrital, em 2010. Foi reeleita para a Câmara Legislativa do DF em 2014. Já em 2018,  se elegeu com apoio de Jair Bolsonaro para deputada federal.

Na tarde da sexta-feira (30) Celina Leão  postou uma foto com o ex-presidente da República Jair Bolsonaro onde o trata como herói. “Essa frase define o seu mandato: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé “ 2 Timóteo 4:7-8.”, destacou Celina.

A medida, excepcional, permite que o governo federal se torne responsável pela segurança na área. O decreto mantém a intervenção na segurança pública até o próximo 31 de janeiro.  O interventor, nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será o atual secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Cappelli.

 

Publicidade

🇧🇷 Com o afastamento de Ibaneis Rocha (MDB), a vice-governadora Celina Leão (PP) já é a governadora em exercício do Distrito Federal.

Aliada de Arthur Lira, Celina se torna a primeira governadora do DF desde Maria de Lourdes Abadia, que governou de 2006 a 2007. pic.twitter.com/DcTPjNk6ia

— Eixo Político (@eixopolitico) January 9, 2023

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.