REFORMA TRIBUTÁRIA

Quem foram os três deputados que votaram contra a isenção para carnes?

Medida incluiu a isenção total de impostos sobre proteínas animais, como carnes bovinas e de aves; foram 477 votos favoráveis

Quem foram os três deputados que votaram contra a isenção para carnes?
Deputados Aluisio Mendes (Republicanos-MA), Danilo Forte (União-CE) e Padovani (União-PR) – Créditos: Agência Câmara

A regulamentação da reforma tributária, aprovada nesta quarta-feira (10) na Câmara, incluiu a isenção total de impostos sobre proteínas animais, como carnes bovinas e de aves. Foram 477 votos favoráveis.

Publicidade

Três deputados foram contra a medida. São eles: Aluisio Mendes (Republicanos-MA), Danilo Forte (União-CE) e Padovani (União-PR). Além disso, os parlamentares Hildo Rocha (MDB-MA) e Duda Salabert (PDT-MG) se abstiveram.

Como foi o processo da aprovação da isenção para carnes?

Durante a votação dos destaques, o relator, o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), conseguiu um acordo para a aprovação da emenda que isenta carnes, sal, peixes e queijos de tributação de impostos sobre consumo.

Na votação deste destaque, os deputados aprovaram emenda do deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS) que incluiu carnes, peixes, queijos e sal na lista de alimentos com alíquota zero de IBS e CBS.

Apesar do pedido de isenção da carne ter sido sugerido, primeiramente, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o PL, maior partido da oposição, que foi o autor da emenda aprovada.

Publicidade

Havia uma corrente de pensamento nos corredores da Câmara que tal isenção é boa do ponto de vista político porque é uma medida que rende resultados. Agrada também consumidores de carne, que comprarão o produto sem imposto; e também agrada produtores porque venderão o item sem imposto.

Em nome de todos os líderes, quero dizer para esta Casa que estamos acolhendo no relatório da reforma todas as proteínas. Carnes, peixes, queijos e lógico, o sal. Porque o sal também é o ingrediente da culinária brasileira”, disse Reginaldo.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.