Pelo menos 1.398 pessoas foram presas acusadas pela invasão e depredação às sedes dos três poderes. Os atos golpistas, aconteceram em 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Um mês após os ataques, 920 bolsonaristas radicais seguem presos em penitenciárias do Distrito Federal.
Segundo reportagem do G1, 19 pessoas foram transferidas para o 19º Batalhão de Polícia Militar, e outras 459 foram liberadas. No entanto, mesmo libertas, elas continuam sendo monitoradas por tornozeleiras eletrônicas.
As mulheres que foram detidas, tiveram como destino a Penitenciária Feminina do DF, conhecida como Colmeia, e os homens foram levados para o Complexo Penitenciário da Papuda, de segurança máxima. O presídio é conhecido por abrigar alguns dos criminosos mais perigosos do país.
Todos os detentos dividem a mesma rotina com os demais presos: 4 refeições diárias, duas horas de banho de sol e visitas limitadas.
ALIMENTAÇÃO
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape), pela manhã, os detentos têm direito a café da manhã composto por pão com manteiga e achocolatado.
No almoço, é calculada uma quantia de 650 gramas por prato, que por sua vez, leva: arroz, feijão, guarnição, alguma proteína e suco de caixinha.
Já na janta, eles têm direito a mesma proporção de comida do almoço ou 160 gramas de sopa. Para a ceia, um sanduíche e uma fruta.
HIGIENE PESSOAL
Em relação à higiene, todos os presos recebem kits ao entrar nas unidades. Esses itens são mensalmente renovados. Os detentos também podem receber itens de higiene da família.
Por causa da norma interna para utilização de roupas brancas, os presos recebem calças e camisetas nessa cor. Os kits de higiene individual são compostos por: creme dental, escova de dente, 1 kg de sabão em pó, dois rolos de papel higiênico, desodorante e sabonete líquido.
Na Penitenciária feminina, conforme a Seape, as presas recebem ainda dois pacotes de absorventes, 500ml de shampoo e 500ml de condicionador. O acesso à água para consumo e higienização fica disponível 24 horas na torneira das celas, segundo a pasta.
Nas redes sociais, alguns familiares dos detentos reclamaram sobre as condições de higiene dos banheiros. No entanto, a Seape, afirmou em nota, que os sanitários seguem as normas padronizadas.
PENSE BEM ANTES DE TENTAR DAR UM GOLPE DE ESTADO. ESSAS SÃO AS CELAS ONDE OS GOLPISTAS ESTÃO NA PAPUDA, ONDE O SOL NASCE QUADRICULADO E O VASO SANITÁRIO É TOP. pic.twitter.com/ISjURel10E
— Flávia Maynarte 🔺 ☭ (@Flaviamaynarte) February 8, 2023
BANHO DE SOL E VISITAS
Os detentos têm duas horas diárias de banho de sol nos pátios das unidades prisionais. Em relação às visitas, os presos podem dar o nome de até 9 familiares e um amigo para se cadastrar e ficarem aptos a realizar visitas.
Contudo, por questões de segurança, é permitida a entrada de apenas duas pessoas por visita.
Siga a gente no Google Notícias