divergências

Salles pode ser expulso do PL ao pedir ‘voto nulo’ nas eleições de SP? Entenda

Deputado aguarda apoio de Jair Bolsonaro em candidatura para prefeito da Capital Paulista

Salles
Deputado federal Ricardo Salles – Crédito: Reprodução Câmara dos Deputados

2024 é ano de eleição municipal pelo Brasil inteiro. No caso da cidade de São Paulo, os bastidores já estão agitados. Segundo o blog da Andréia Sadi, o PL, partido de Jair Bolsonaro, está próximo de uma ruptura interna. O próximo membro expulso pode ser Ricardo Salles, deputado federal e ex-ministro do Meio Ambiente.

Publicidade

Falta de apoio a Salles

Jair Bolsonaro ainda não anunciou se apoiará a candidatura de Salles ou Ricardo Nunes (MDB) para prefeito. De acordo com as fontes ouvidas pelo veículo, o ex-ministro lançará uma campanha em prol do voto nulo caso não receba suporte do ex-presidente.

Na última segunda-feira (4), Salles publicou um vídeo em suas redes sociais sobre o assunto. Durante a gravação de dois minutos, ele alerta para os políticos atuais, que são “contra a direita honesta”, ao mesmo tempo em que são vistos como “a grande solução de consenso contra a esquerda”. O deputado menciona o uso do voto nulo caso não haja “candidato compatível”

 

Ver essa foto no Instagram

 

Publicidade

Uma publicação compartilhada por Ricardo Salles (@ricardosallesmma)

Janela partidária

Diante disso, alguns deputados defendem a expulsão do político somente depois de 6 de abril. A escolha da data é estratégica: é o dia limite para a mudança de partido. A partir de então, políticos que não estão no último ano do mandato estão proibidos de trocar de partido e manter seu cargo para as eleições de 2024. A janela partidária abre em 7 de março e vai até 5 de abril.

Publicidade

Uma fonte do PL confirmou o plano. “Após o dia 6, entrando em outro partido, ele fica inelegível porque, para ser candidato, precisa estar filiado, no mínimo, 6 meses antes do pleito”.

Ser ou não ser?

Por trás das cortinas, pessoas próximas de Bolsonaro tem chamado Salles de “Weintraub 2.0”. O apelido é uma referência ao ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, que desistiu da candidatura cargo de governador de São Paulo 2022.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.