CAXIAS DO SUL

Sandro Fantinel: Dino aciona PF contra vereador por difamar ministro do STF

O político fez acusações sem provas contra um integrante do Supremo, ligando o magistrado ao crime de pedofilia.

Sandro Fantinel (Crédito: Reprodução/ TV Câmara)

Nesta terça-feira (07), o ministro da Justiça, Flávio Dino, pediu a abertura de uma investigação contra o vereador Sandro Fantinel (sem partido), de Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul, pela Polícia Federal. O político fez acusações sem provas contra um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ligando o magistrado ao crime de pedofilia.

Publicidade

A denúncia foi feita pelo advogado Claudio Libardi, de Caxias do Sul, que informou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública,  que, “de forma recorrente”, o vereador auxiliou nos atos antidemocráticos. E cita também a acusação falsa a ministro do STF. Dino solicitou que o caso seja incluído nos inquéritos que apuram a disseminação de fake news e a organização de atos antidemocráticos pelo país.

Durante uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Caxias do Sul no ano passado, o vereador afirmou: “Um ministro do Supremo Tribunal Federal participou de uma orgia com crianças fora do Brasil. Como um cara desse vai permitir que sejam criadas leis mais severas para quem comete esse crime aqui dentro? A vergonha começa lá em cima“. Para Dino, a fala configura crime contra autoridade federal.

Xenofobia

Na semana passada, o vereador foi acusado de xenofobia contra baianos. Fantinel afirmou “não contratem mais aquela gente lá de cima”, após ser questionado sobre o caso em que trabalhadores foram resgatados em situação análoga à escravidão em vinícolas, em Bento Gonçalves.

Ele disse que daria um conselho aos agricultores, produtores e empresas agrícolas, “Conversem comigo. Vamos criar uma linha e contratar os argentinos. Todos os agricultores que tem argentinos trabalhando hoje só batem palma. São lindos, trabalhadores, corretos, cumprem o horário, mantém a casa limpa e no dia de ir embora ainda agradecem ao patrão pelo serviço prestado e pelo dinheiro que receberam”.

Publicidade

Depois, Sandro Fantinel finaliza a linha de raciocínio dizendo, “agora, para os baianos que a única cultura que eles têm é viver na praia tocando tambor, era normal que se fosse viver nesse programa.”

“Deixem de lado aquele povo que é acostumado com carnaval e festa, para vocês não se incomodarem novamente”, disse o vereador no vídeo.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.