brasil e argentina

6º Seminário Internacional de Líderes é realizado em São Paulo e fortalece agenda bilateral

O evento teve como objetivo promover as relações entre os países da América Latina, nos principais setores de negócios, aproximando os líderes de cada país para facilitar o desenvolvimento comercial. 

seminario-internacional-de-lideres
Cecilia Luchía-Puig, presidente do Líderes TV, e José Roberto Maluf, presidente da TV Cultura (Crédito: Divulgação)

O Seminário Internacional de Líderes, organizado por Líderes TV e Mañana Profesional chegou à sexta edição. O evento aconteceu no Pullman São Paulo Ibirapuera,  na última quarta-feira,(23), com políticos e empresários. O encontro teve como objetivo promover as relações entre Brasil e Argentina nos principais setores de negócios, aproximando os líderes de cada país para facilitar o desenvolvimento comercial.

Publicidade

A abertura contou a presença de Luis Maria Kreckler, cônsul geral da Argentina em São Paulo, José Roberto Maluf, presidente da TV Cultura, Cecilia Luchía-Puig, presidente do Líderes TV e organizadora do seminário, e Jarves Rockenbach, gerente geral do Pullman São Paulo Ibirapuera. Além de Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, que destacou a importância e oportunidade para os dois países intensificarem o comércio e o turismo, Reinaldo Salgado, embaixador do Brasil na Argentina, Daniel Scioli, embaixador da Argentina no Brasil, Marta Suplicy, secretária de relações internacionais da Prefeitura de São Paulo, e Julio Serson, secretário de relações internacionais do Estado de São Paulo.

Para Cecilia Luchía-Puig, organizadora do seminário e Diretora do Líderes TV, o encontro fortaleceu laços entre Brasil e Argentina neste momento de mudanças no cenário político.

“O desafio é fortalecer a troca de serviços e o comércio bilateral de bens e impulsionar as exportações, gerando condições que facilitam o comércio entre os dois países”, afirma.


José Roberto Maluf, Presidente da TV Cultura, chamou atenção para os fortes laços entre o presidente argentino Alberto Fernández e o presidente eleito no Brasil Luiz Inácio Lula da Silva. “Vale lembrar que no dia seguinte à eleição de Lula, Fernández estava em São Paulo para cumprimentá-lo. Isso mostra que nós vamos voltar a ter um bom relacionamento entre os dois países”, afirma.

Publicidade

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, participou de forma virtual. Aos 140 políticos, empresários e diplomatas presentes no encontro, Alckmin ressaltou a relação madura e de confiança recíproca entre Brasil e Argentina.

“A Argentina é o principal sócio do Brasil. Assim, a união bilateral é fundamental para atingirmos os objetivos maiores da política externa brasileira que é o de promoção da integração econômica, política e social da América Latina. Agora as relações Brasil-Argentina entram em outro patamar com o novo governo”, disse Alckmin.

Publicidade

O encontro contou ainda com  mais de 3.500 participantes virtuais, que assistiram aos painéis temáticos sobre  agronegócios, comércio internacional, economia, serviços, indústria, tecnologia, energias renováveis e mudanças climáticas. Usuários do Brasil (38%), Argentina (28%) e Estados Unidos (com 21%) 13% do Uruguai e outros países puderam entender melhor as nuances que permeiam o cenário econômico bilateral.

Michel Temer, ex-presidente do Brasil, encerrou o encontro com uma mensagem de otimismo:

A própria existência do Mercosul é um exemplo da multilateralidade de interesse de todos os países membros. Um dos exemplos conjuntos é o Acordo Mercosul-União Europeia. Temos que incrementar todas as relações. Isso deve ser sempre relembrado, não basta estar somente no papel. Ninguém pode ter dúvida deste relacionamento. As relações são estabelecidas em diversas áreas desde a política, educacional, comercial etc”,  ressaltou Temer.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.