IGUALDADE

Simone Tebet defende aumento da multa para empresas que pagam salário menor para mulheres

O projeto será enviado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia Internacional da Mulher, 08 de março.

simone-tebet-defende-aumento-da-multa-para-empresas-que-pagam-salario-menor-para-mulheres
A ministra do Planejamento, Simone Tebet (e), discursa durante encontro com a primeira dama, Janja e ministras no Planalto referentes atividades ao Dia Internacional da Mulher (Crédito: José Cruz/Agência Brasil)

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse nesta quarta-feira (01), que a legislação que assegura igualdade salarial entre as mulheres e homens pode contar com uma multa para empresas que descumprirem essa regra à pessoas que exercem a mesma função. A declaração foi feita após um café no Palácio do Planalto com a primeira-dama, Janja Lula da Silva, e demais ministras do governo.

Publicidade

O projeto será enviado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia Internacional da Mulher, 08 de março. A proposta será então analisada no Congresso Nacional. Segundo Tebet, o texto ainda não está fechado.

Atualmente, a legislação prevê o pagamento das diferenças salariais devidas e multa em favor do empregado discriminado no valor de 50% do limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social (R$ 3,7 mil).

A multa é tão pequena que ele [empregador] faz uma conta muito simples: eu vou pagar um ano salário menor para mulher porque, ainda que eu seja penalizado e condenado na Justiça, o valor da multa é infinitamente menor. Estimula. Temos que mudar essa lei da reforma trabalhista para colocar uma multa maior para não valer a pena tratar de forma desigual homens e mulheres“, falou a ministra.

Lula disse: “Toda hora que você vai procurar essa lei parece que ela existe, mas tem tanta nuance, tanta vírgula, que tudo é feito para que a mulher não tenha direito“.

Publicidade

O encontro abriu a programação do governo referente ao Dia Internacional da Mulher, quando Lula apresentará, além do projeto sobre salários, outras medidas voltadas as mulheres.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.