Nikolas Ferreira

Tabata Amaral sobre Comissão de Educação: “É culpa de todos que fizeram essa negociação”

“O que ficou claro na noite de ontem é que a educação não foi tratada como prioridade nem pelo Executivo nem pela cúpula no Congresso”, disse, em entrevista à CNN

A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) criticou a nomeação do deputado Nikolas Ferreira para a presidência da Comissão de Educação da Câmara, na última quarta-feira (6).
Nikolas foi eleito presidente do órgão na última quarta-feira (6) – Créditos: CNN/Reprodução e TV Câmara/Reprodução

A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) criticou a nomeação do deputado Nikolas Ferreira para a presidência da Comissão de Educação da Câmara, na última quarta-feira (6). “O que ficou claro na noite de ontem é que a educação não foi tratada como prioridade nem pelo Executivo nem pela cúpula no Congresso”, disse, em entrevista à CNN. Tabata faz parte do quadro da comissão.

Publicidade

“É culpa de todos que fizeram essa negociação e deixaram a educação em segundo plano”, completou a deputada, que é pré-candidata à prefeitura de São Paulo nas eleições municipais de 2024.

“A única razão pela qual a Comissão de Educação vai ser presidida por alguém tão extremista e com tão pouco conhecimento sobre a pauta da educação, como infelizmente é o deputado Nikolas, é porque, nas negociações das comissões, a educação foi tratada como algo menor”, afirmou. Ela ainda pontuou que Nikolas usará o cargo para palanque.

Nomeação de Nikolas

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) foi eleito presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em uma votação que contou com 22 votos favoráveis de um total de 37, havendo 15 votos em branco.

Ferreira, que substitui o deputado Moses Rodrigues (União-CE) na presidência da comissão, também mencionou sua intenção de abordar temas como o homeschooling e a violência nas escolas, além de pautar a votação do novo Plano Nacional de Educação (PNE).

Publicidade

Contudo, o novo presidente, que está em licença-paternidade, é conhecido por protagonizar polêmicas nas redes sociais e no plenário da Câmara Federal. Na tribuna, em um discurso transfóbico pelo Dia Internacional da Mulher, ele colocou uma peruca loira e, em tom de deboche, disse que “se sentia mulher”, declarando que as “mulheres estão perdendo espaço para homens que se sentem mulheres”, reforçando o tom preconceituoso.

O que faz a Comissão de Educação da Câmara?

O órgão discute e vota medidas educacionais como: assuntos relativos à educação em geral; política e sistema educacional, em seus aspectos institucionais, estruturais, funcionais e legais; direito à educação; recursos humanos e financeiros para o setor de educação etc..

Consulte a lista de membros da Comissão aqui.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.