desentendimento

“Tapar o sol com dedo”, diz presidente do Uruguai após fala de Lula sobre Maduro

Em resposta, o presidente brasileiro afirmou que “ninguém é obrigado a concordar com ninguém”

presidente-uruguai
(Crédito: Getty Images/Getty Images)

O presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, criticou a defesa que o presidente brasileiroLuiz Inácio Lula da Silva (PT), fez do regime de Nicolás Maduro na Venezuela. Em reunião com presidentes sul-americanos na tarde desta terça-feira (30), o líder uruguaio colocou em dúvida se vai assinar o documento conjunto sobre a cúpula em Brasília.

Publicidade

Lacalle Pou não citou o nome de Lula, mas disse que ficou “surpreso quando se falou que o que acontece na Venezuela é uma narrativa”, o mandatário brasileiro disse na segunda, ao receber Maduro no Palácio do Planalto.

“Todos já sabem o que pensamos a respeito da Venezuela e ao governo da Venezuela. Agora, se há tantos grupos no mundo que estão tratando de mediar para que a democracia seja plena na Venezuela, para que se respeitem os direitos humanos, para que não hajam presos políticos, o pior que se pode fazer é tapar o sol com um dedo”, disse o presidente uruguaio, que é de centro-direita.

Resposta de Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na noite desta terça-feira (30), em entrevista coletiva após reunião com presidentes sulamericanos, que “ninguém é obrigado a concordar com ninguém”. Lula deu a declaração ao ser questionado sobre as críticas à Venezuela e ao presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

Na segunda (29), Lula teve uma conversa com Maduro, em declaração pública, o petista disse que a Venezuela é alvo de “narrativas”, em referência às afirmações de que o país é uma ditadura.

Publicidade

“O Maduro faz parte deste continente nosso. Houve muito respeito com a participação do Maduro. Ninguém é obrigado a concordar com ninguém. É assim que a gente vai fazendo”, afirmou Lula.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.