ENTIDADES FISCALIZADORAS

TSE abre o código-fonte da urna eletrônica hoje (4); Saiba mais

A solenidade visa garantir o máximo de transparência possível com relação às eleições municipais de 6 de outubro de 2024

julgamento-Bolsonaro
(Crédito: José Cruz/Arquivo Agência Brasil)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) irá realizar a abertura do código-fonte das urnas eletrônicas para as eleições de 2024 às entidades fiscalizadoras. O evento ocorre na manhã desta quarta-feira (4), às 10h.

Publicidade

A solenidade, conduzida pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, inaugura o “Ciclo de Transparência – Eleições 2024”. O evento é o primeiro que compõe as atividades de transparência coordenadas pela Corte referentes às eleições municipais de 2024, quando serão eleitos prefeitos e vereadores.

As entidades fiscalizadoras podem tirar eventuais dúvidas sobre os equipamentos e o processo eleitoral do ano que vem durante o evento.

O código-fonte é aberto às entidades fiscalizadoras um ano e dois dias antes das eleições municipais do ano que vem, que será em 6 de outubro.

Ele ficará disponível em tempo integral em uma sala de vidro no subsolo do TSE até a fase de lacração das urnas, às vésperas da votação.

Publicidade

Até lá, podem analisar o código-fonte as instituições públicas, órgãos federais, partidos políticos, universidades e a sociedade civil, apenas mediante agendamento.

O que é código-fonte?

O código-fonte da urna eletrônica é um conjunto de comandos com linguagem de programação de computador que servem para fazer funcionar os programas eleitorais que rodam no equipamento.

Conforme o TSE, todos esses programas e sistemas permanecerão abertos para análise das entidades fiscalizadoras, em tempo integral, numa sala de vidro no subsolo do tribunal até a fase de lacração dos sistemas, nas vésperas do pleito.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.