forças armadas

TSE autoriza inclusão de 9 militares para inspecionarem urnas

Militares farão trabalho temporário no exame do código-fonte das urnas.

tse-autoriza-inclusao-de-9-militares-para-inspecionarem-urnas
As eleições acontecerão no dia 2 de outubro (Crédito: Antonio Augusto/Secom/TSE/Flickr)

O ministro Edson Fachin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), autorizou a inclusão de nove militares no grupo que inspeciona as urnas eletrônicas e ampliou em sete dias o prazo para que possam acessar as informações. O acesso se dará até 19 de agosto.

Publicidade

No ofício, Fachin renovou “o reconhecimento deste tribunal, não apenas pela contribuição das Forças Armadas no âmbito da Comissão da Transparência Eleitoral (CTE), mas sobretudo pelo valioso suporte operacional e logístico prestado por elas em todas as últimas eleições”.

Na semana passada, o ministro da Defesa, Paulo Sergio Nogueira, enviou ao TSE um ofício no qual pedia que a Corte incluísse nove militares no grupo de inspeção das urnas.

Os novos nomes são para um trabalho temporário. O governo quer mais técnicos no exame do código-fonte, já que são milhares de linhas de programação.

Em 8 de agosto, Fachin e Alexandre de Moraes enviaram ao ministro da Defesa ofício no qual comunicaram o descredenciamento de um coronel do Exército, do grupo de fiscalização das urnas.

Publicidade

Segundo o TSE, o oficial teria disseminado informações falsas sobre o sistema eleitoral e o caso está sendo apurado. A Corte, entretanto, deixou aberta a possibilidade de a pasta indicar outro nome para substituir o coronel do Exército, “caso entenda necessário”.

Lista dos militares indicados no ofício:

  • Major Diego Bonato Langer 
  • Capitão Davison Silva Santos
  • Primeiro-tenente Fernando Mascagna Bittencourt Lima 
  • Primeiro-tenente Rafael Coffi Tonon 
  • Primeiro-tenente Gabriel Heleno Gonçalves da Silva 
  • Primeiro-tenente Lincoln de Queiroz Vieira
  • Primeiro-tenente Gabriel Bozza 
  • Primeiro-tenente Yuri Rodrigues Fialho 
  • Primeiro-sargento David de Souza França 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.