eleições de 2024

TSE vai definir regras para uso de Inteligência Artificial em propagandas partidárias nas eleições

A Justiça Eleitoral considera manipulação qualquer criação ou edição e ajustes de conteúdo voltados à melhoria do material

TSE vai definir regras para uso de inteligência artificial em propagandas partidárias nas eleições
Debate será no dia 25 de janeiro, remotamente, aberto ao público- Crédito: Divulgação

O uso de Inteligência Artificial nas propagandas partidárias nas eleições de 2024 será tema de audiência pública no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no próximo dia 25 de janeiro. O debate é aberto ao público, com idade mínima de 18 anos e será realizado remotamente.

Publicidade

Uma das obrigatoriedades previstas desta vez é a de informar explicitamente a utilização de conteúdo fabricado ou manipulado em qualquer modalidade de propaganda. A Justiça Eleitoral considera manipulação qualquer criação ou edição e ajustes de conteúdo voltados à melhoria do material.

A categoria inclui imagens ou sons criados, substituídos, omitidos, mesclados, sobrepostos ou que tenham tido a velocidade alterada por meio de ferramentas tecnológicas, como a inteligência artificial. A minuta também prevê a necessidade de comunicar qual a tecnologia utilizada para conceber ou modificar o conteúdo.

*Leia a reportagem completa em MidiaMax.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.