embate diplomático

UE: Embaixador pede desculpas por críticas a Lula

Ygnacio Ybáñez foi repreendido por deputado federal no Twitter e voltou atrás em seu post.

UE: Embaixador pede desculpas por críticas a Lula
Embaixador repostou matéria de colunista criticando política externa de Lula (Crédito: Reprodução/ Twitter)

O embaixador da União Europeia no Brasil, Ygnacio Ybáñez, pediu desculpas pelo tuíte de matéria que criticava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Depois de ter sua postura questionada pelo deputado federal Alencar Santana (PT-SP), vice-líder do governo na Câmara, o diplomata disse já ter retirado o tuíte além de aceitar as críticas e pedir desculpas pela atitude.

Publicidade

O artigo repostado pelo embaixador é um texto que analisa aspectos da política externa do governo Lula, de Demétrio Magnolli para a Folha de S. Paulo, intitulado “Fóssil“.

Publicidade

Em uma análise do discurso do chefe do executivo na Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), o autor critica o presidente por não ter se posicionado em relação às “eleições livres na Venezuela, uma abertura política em Cuba e o fim da selvagem repressão do regime de Ortega na Nicarágua”.

Além de repostar o texto, Ybáñez destacou um trecho de uma canção de Chico Buarque utilizado por Magnolli. “O tempo passou na janela e só Carolina não viu“, reproduziu.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.