O embaixador da União Europeia no Brasil, Ygnacio Ybáñez, pediu desculpas pelo tuíte de matéria que criticava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Depois de ter sua postura questionada pelo deputado federal Alencar Santana (PT-SP), vice-líder do governo na Câmara, o diplomata disse já ter retirado o tuíte além de aceitar as críticas e pedir desculpas pela atitude.
O Embaixador da União Europeia no Brasil – @IgnacioYbanez – difundiu na sua conta nesta rede um artigo crítico sobre as relações internacionais do Brasil com outras nações. Não cabe discutir o mérito (a opinião do autor é legítima) do conteúdo, mas é lamentável que um diplomata + pic.twitter.com/5YToe1NeYx
— Dep. Alencar Santana (@AlencarBraga13) February 6, 2023
difunda (e, assim, reforce) a crítica ao país que o recebe e que, acima de tudo, tem a tradição de não interferir nos assuntos internos de outras nações. Imagina se o embaixador do Brasil na UE começa a dar RT em críticas à atuação da UE em temas internacionais. Não é aceitável.
— Dep. Alencar Santana (@AlencarBraga13) February 6, 2023
O tuit já foi retirado Deputado.
— Ignacio Ybáñez 🇪🇺 (@IgnacioYbanez) February 6, 2023
Eu aceito totalmente as críticas e peço desculpas.
— Ignacio Ybáñez 🇪🇺 (@IgnacioYbanez) February 6, 2023
O artigo repostado pelo embaixador é um texto que analisa aspectos da política externa do governo Lula, de Demétrio Magnolli para a Folha de S. Paulo, intitulado “Fóssil“.
Em uma análise do discurso do chefe do executivo na Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), o autor critica o presidente por não ter se posicionado em relação às “eleições livres na Venezuela, uma abertura política em Cuba e o fim da selvagem repressão do regime de Ortega na Nicarágua”.
Além de repostar o texto, Ybáñez destacou um trecho de uma canção de Chico Buarque utilizado por Magnolli. “O tempo passou na janela e só Carolina não viu“, reproduziu.
Siga a gente no Google Notícias