Operação Tempus Vertatis

Valdemar Costa Neto é preso por porte ilegal de arma

Dispositivo foi encontrado durante cumprimento de mandados pela Polícia Federal

valdemar-costa-neto
Presidente nacional do PL Valdemar Costa Neto – Créditos: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, foi preso nesta quinta-feira (8), em Brasília, por porte ilegal de arma. A prisão ocorreu durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão, pela Polícia Federal, no âmbito da Operação Tempus Vertatis.

Publicidade

A princípio, Costa Neto seria apenas alvo de mandados de busca e apreensão. No entanto, durante as ações, ele foi flagrado portando ilegalmente uma arma, o que justificou sua prisão.

A Agência Brasil entrou em contato com o escritório de advocacia responsável por sua defesa, mas, até o fechamento da matéria, não obteve retorno.

Operação Tempus Veritatis

A Operação Tempus Veritatis investiga uma organização criminosa que teria atuado na tentativa de golpe de Estado no dia 8 de janeiro de 2023.

Ela cumpre, ao todo, 33 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva, além de 48 medidas cautelares que incluem a proibição de manter contato com outros investigados; a proibição de se ausentar do país, com entrega dos passaportes no prazo de 24 horas; e a suspensão do exercício de funções públicas.

Publicidade

A PF prendeu nesta quinta-feira (08) dois ex-assessores especiais de Bolsonaro, Marcelo Câmara e Filipe Martins.

Os policiais apuram a “organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito”. 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.