XENOFOBIA

Vereador é expulso do partido após discurso contra baianos

Em discurso, questionou a repercussão do resgate de pessoas em situação de escravidão e ofendeu trabalhadores ada Bahia

vereador-e-expulso-do-partido-apos-discurso-contra-baianos
Sandro Fantinel (Crédito: Reprodução)

O vereador de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, Sandro Fantinel, foi expulso do Patriota, seu então partido, nesta quarta-feira (01), após realizar um discurso xenofóbico na Tribuna da Câmara. Na ocasião, ele questionou a repercussão do resgate de pessoas em situação de escravidão e ofendeu trabalhadores baianos.

Publicidade

Fantinel pediu que os produtores da região “não contratem mais aquela gente lá de cimaque só “vive na praia tocando tambor”, se referindo a trabalhadores vindos da Bahia. Sua sugestão é contratar argentinos que, segundo ele, seriam “limpos, trabalhadores, corretos e cumprem horário, mantêm a casa limpa e, no dia de ir embora, ainda agradecem o patrão“.

Tem que deixar de lado aquele povo acostumado com carnaval e festa“, completou.

De acordo com o partido, o pronunciamento de Fantinel foi “desrespeitoso e inaceitável” e “está maculado por grave desrespeito a princípios e direitos constitucionalmente assegurados, à dignidade humana, à igualdade, ao decoro, à ordem, ao trabalho“.

O vereador falou em entrevista à rede RBS TV que “a intenção da pauta na tribuna, ontem, era querer transmitir para os agricultores terem um certo cuidado. Porque existem alguns grupos que estão dando golpes usando a questão da analogia à escravidão. […] Quando a gente está no calor da fala, [..] a gente diz palavras que não é o que a gente quer dizer, que não representa a gente. A única coisa que eu disse dos baianos é que eles gostam só de tocar tambor e ficar na praia né. Se a gente fosse ter essa conversa em um outro momento, a pessoa iria dizer: ‘ah, é verdade. É a cultura deles, não tem nada de mal’. O problema é que entrou em um contexto que foi interpretado como forma de falar mal deles“.

Publicidade

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, se pronunciou nas redes: Não representa o povo do Rio Grande do Sul. Não admitiremos esse ódio, intolerância e desrespeito na política e na sociedade. Os gaúchos estão de braços abertos para todos, sempre“.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, (PT) também comentou o caso no Twitter: “Eu repudio veementemente a apologia à escravidão e não permitirei que tratem nenhum nordestino ou baiano com preconceito ou rancor“.

É desumano, vergonhoso e inadmissível ver que há brasileiros capazes de defender a crueldade humana. Determinei, portanto, a adoção de medidas cabíveis para que o vereador seja responsabilizado pela sua fala“, afirmou.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.